Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 15/01/2020

Notas e Apartes nº 1.336

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 15-1-20


Jesus – Uma entidade religiosa ingressou na Justiça contra a exibição do especial de Natal Primeira Tentação de Cristo, de autoria do grupo Porta dos Fundos. O filme humorístico retrata Jesus como gay. A entidade solicitou que o filme não fosse mais exibido pela NETFLIX. O desembargador do Rio que concedeu a medida liminar determinando que o especial fosse retirado do ar e disse que "a honra e a dignidade de milhões de católicos foram gravemente vilipendiadas pelos réus".

Liberdade - A liberdade de expressão é assegurada pela nossa Constituição. A entidade religiosa argumentou que "o nível de desrespeito, agressividade e desprezo pela fé e os valores dos católicos revelados no filme é indizível, sendo especialmente agravado pelo fato de ter sido lançado às vésperas do Natal, data sagrada para os cristãos de todo o mundo". O desembargador defendeu que o direito à liberdade de expressão, imprensa e artística não é absoluto.  

STF – Mas a decisão do desembargador do Rio foi revogada pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli. Ele disse que “não se descuida da relevância do respeito à fé cristã. Não é de se supor que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã”.  A questão é polêmica e suscita o debate. Você, leitor católico, acredita que em nome dessa liberdade de expressão se pode ofender, escrachar e ridicularizar a fé de milhões de fiéis? Em redes sociais, circulam postagens indagando qual seria a decisão de Toffoli se ele e seus pares fossem retratados como corruptos ou gays em um filme? Ele seria mantido no ar em nome da liberdade de expressão? É a pergunta que fica.

  Avião – O avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo. Mesmo assim, ocorrem acidentes com mortes. Sejam por falhas humanas ou problemas técnicos. Mas, às vezes, aviões são abatidos por erros cometidos por pessoas que deveriam ter a competência necessária para que eles não ocorressem.

Irã – Em conflito com os Estados Unidos após o dia 3 deste mês, quando os norte-americanos mataram Qasem Soleimani, considerado o maior terrorista em atividade no mundo, o clima de beligerância se acentuou no Oriente Médio. A reação do Irã levou à tragédia que derrubou um avião da Ucrânia, no dia 8, matando as 176 pessoas que estavam a bordo. Após sucessivas negativas, as autoridades do Irã assumiram que o avião foi abatido por engano. O que revoltou a população local, já que a maioria dos passageiros era de iranianos.

Radicais – É surreal como a esquerda brasileira e mundial, incluindo a imprensa, mais uma vez se posiciona em favor do terrorismo. Terroristas querem impor suas idéias pela força, usando os métodos mais sanguinários. Homens-bomba são recrutados, matam inocentes e morrem em nome da causa. E o pessoal da canhota continua defendendo os terroristas! O leitor já imaginou se o avião ucraniano tivesse sido abatido por um míssil dos EUA? Seríamos bombardeados dia e noite pelo noticiário da TV, jornais e internet condenando o fato. Mas como o responsável foi um governo que defende o terrorismo, o tema é praticamente ignorado pela esquerda radical.

Chuva – As chuvas ocorridas nas últimas semanas servem para, pelo menos, minimizar a estiagem. A nossa região é uma das menos afetadas no Estado. Plantada mais cedo, a nossa cultura do milho sofreu menos. Já em outras regiões, as perdas nas lavouras são quase totais em muitos municípios. É certo que neste verão as chuvas no Estado serão em níveis abaixo da média.  

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck