Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 07/02/2020

Notas e Apartes nº 1.339

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 5-2-20


Coronavírus – Para sorte de todos, em especial as milhares de vítimas, o novo coronavírus é pouco letal, ou seja, cerca de 2% das pessoas infectadas morrem. No Brasil, temos apenas casos suspeitos, mas nenhum confirmado. As medidas de prevenção são fundamentais para diminuir os riscos de contrair a doença. Em nosso Estado, temos uma preocupação adicional. Se for confirmado algum caso de coronavírus, será preciso evitar temporariamente o hábito de compartilhar o chimarrão.

Campanha – O governo federal lançou esta semana a campanha Tudo Tem seu Tempo. O objetivo é educar para evitar a gravidez na adolescência. “Estamos construindo um plano nacional de prevenção do sexo precoce. Esta ação é só o começo”, disse a ministra Damares Alves. O advogado Kakay, famoso por defender os maiores corruptos do país e também pelo desrespeito de ingressar no STF usando bermuda, ofendeu a ministra em um grupo de WhatsApp denominado Liga da Justiça, por ela pregar a abstinência sexual de adolescentes. Kakay escreveu: “foi uma pena os pais desta idiota não terem feito o que ela prega. Se não tivessem trepado, estaríamos livres dela”.

Profissões – Já escrevi sobre o assunto e repito. Milhares de profissões surgiram no Mundo ao longo dos séculos. Enquanto novas profissões surgem, outras vão sendo extintas. Essas pessoas foram se adaptando à nova realidade e passaram a exercer outros ofícios. Uma das que estão em fase de extinção é a de cobrador de ônibus. Esta semana, na Câmara de Porto Alegre, foi reprovado projeto de lei que visava estabelecer que em determinados horários não mais haveria cobrador nos coletivos. Medida também serviria para baixar o custo da passagem de ônibus.

Atraso - Símbolos do comunismo, a foice e o martelo foram perdendo espaço ao longo das décadas. Mas se dependesse dos representantes da vanguarda do atraso, até os dias atuais teríamos operários manejando a foice e o martelo para preservar os antigos empregos. É por essas e outras que estamos condenados ao atraso por mais algumas décadas. É gente que não enxerga um palmo à frente do nariz.

Avanços – Pela primeira vez em décadas, temos um governador que conseguiu convencer os deputados a aprovarem projetos de leis que vão dar início, ainda que de forma muito tímida, ao enfrentamento dos problemas estruturais do nosso Estado. Eduardo Leite contou até com a aprovação da diretoria do CPERS, que viu que está mais do que na hora de encarar a realidade de frente. O Estado quebrou já faz algum tempo. Este é um pequeno passo em busca de uma solução para as finanças públicas do RS. Quem sabe, daqui a 30 anos, poderemos viver num Estado com as finanças em situação melhor. É a esperança que fica. Os pagadores de tributos agradecem.

Filme – Travestido de documentário, o filme Democracia em Vertigem é extremamente parcial sobre o que realmente ocorreu no Brasil à época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em entrevista nos EUA, a diretora Petra Costa mente descaradamente e denigre a imagem do Brasil no exterior. Entre outras mentiras, Petra afirma que o governo federal promove uma onda evangélica que “tem se posicionado contra direitos dos gays, feminismo e pessoas de cor”. Ela também acusa o governo Bolsonaro de incentivar a invasão de terras indígenas por fazendeiros. Já o renomado jornalista Pedro Bial classificou o filme como “insuportável ficção alucinante”. 

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck