Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 01/03/2020

Notas e Apartes 1.342

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de sábado, 29-2-20



Coronavírus – Autoridades mundiais ligadas à Organização Mundial da Saúde – OMS, estão preocupadas com a propagação crescente da doença fora da China, país origem da enfermidade. Enquanto lá o número de infectados e de mortos diminui, em vários outros países, especialmente no Japão, Coréia do Sul, Itália e Irã, o Covid-19 está infectando milhares de pessoas. O receio de uma pandemia cresce a cada dia.

  Contenção – Segundo o diretor-geral da OMS, o vírus ainda pode ser contido. Grandes cidades, especialmente da China, continuam com a população em quarentena, embora a doença passe por um momento de estabilidade. O que não pode ocorrer é a perda do controle pelas autoridades da saúde, o que poderia gerar tumultos e até pânico generalizado. Restrições quanto ao livre deslocamento de viajantes também podem ocorrer em maior número caso a doença se agrave, principalmente fora do continente asiático, origem do Covid-19.

Brasil – Esta semana, tivemos o primeiro caso comprovado do coronavirus. Todo cuidado e pouco, pois a doença poderá se alastrar. No aeroporto de Porto Alegre vi muitos viajantes usando máscara pra se prevevir. Todos os procedimentos de prevenção devem ser seguidos à risca pela população. Em especial os idosos, mais suscetíveis à doença devido à menor imunidade.

Carnaval – As grandes escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro mais uma vez apresentaram seus enredos sobre diversos temas neste carnaval. Críticas contundentes foram levadas aos sambódromos. Estranhamente, a corrupção, um mal que corrói os recursos públicos em todos os níveis, especialmente no federal, roubando o dinheiro de milhões de pagadores de impostos, praticamente  não foi criticada.

Serrano - O tradicional carnaval do Clube Serrano, de Santo Cristo, ocorreu mais uma vez na noite de segunda-feira. Estive lá até próximo das 2h da madrugada. Até esse horário, nenhuma marchinha de carnaval ou música de samba foi tocada em qualquer dos três ambientes. Já não se faz mais carnaval como outrora. O que mais se ouviu foram "músicas" tipo bate-estaca.Mas tem quem gosta.

Recursos – Muitos governantes, tanto federais, estaduais e municipais, reduziram ou cortaram completamente a aplicação de dinheiro público no carnaval.

Cid Gomes - Senador licenciado do PDT do Ceará, Cid Gomes protagonizou um espetáculo deprimente na semana passada. Tudo previamente planejado. Ao usar uma retroescavadeira em Sobral, Ceara, partindo para cima de policiais militares e seus familiares,  colocou em risco as vidas de dezenas de pessoas. Uma cena deprimente e lamentável, digna do antigo coronelismo nordestino. Cid teria sido atingido por dois tiros de arma de fogo.

Farsa - Mas com o passar dos dias ficou demonstrado que se trata de uma verdadeira farsa.  Um vídeo que circula na internet mostra o primeiro tiro sendo disparado de dentro para fora da retroescavadeira. Os estilhaços do parabrisa demonstram isso. E mais, a camisa do senador não deixa visíveis os furos por onde as balas teriam entrado. Muito estranho. Tudo precisa ser investigado a fundo e devidamente esclarecido.

       Donato Heinen 

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck