Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 09/09/2020

Notas e Apartes 1.370

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 9-9-20


Convenções – O prazo máximo para os partidos realizarem sua convenção para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores é o dia 16 de setembro. Em Santo Cristo, o PDT definiu a data de 12 de setembro para seu encontro, no parque de eventos, das 9h às 12h. Já o PT fará sua convenção no dia 13, das 18h às 23h, na Câmara de Vereadores, enquanto o MDB se reunirá no mesmo local no dia 15, das 17h30 às 21h30. Não há informações sobre outros partidos que eventualmente venham a realizar convenções.

Vice – No partido do prefeito Adair Philippsen (MDB) – que deverá ter seu nome confirmado para concorrer a novo mandato – continua a indefinição acerca do nome do candidato a vice-prefeito. E na última semana, parece que o debate acerca de nomes de possíveis pré-candidatos a vice foi bem menos agitado que na anterior.

Reflexões – Sobre a historinha ficcional do Bürgermeister refletindo com seus botões, publicada na semana passada, seguem alguns comentários: “Pensar dói. Acho que não entenderam” (...). “O pessoal não costuma ler com atenção. Os poucos que leem, pensam pouco. Embora muitos tenham uma imaginação impressionante também. Pensam que leram o que não está escrito”.

Ainda a máscara – Um número expressivo de médicos já atestou que usar máscara em ambiente aberto e sem estar próximo de outra pessoa faz mais mal – devido ao gás carbônico aspirado – do que bem à saúde. Além do fato já comentado aqui, sobre o uso de máscara por motorista que está sozinho em seu veículo, outra situação ridícula é jogador de futebol ser obrigado a usar o equipamento enquanto está no banco de reservas. Ao entrar em campo para jogar – e às vezes isso ocorre com até 5 atletas de cada equipe, ele tira a máscara, evidentemente. Durante o jogo, os atletas mantêm contato físico e fungam um no cangote do outro. Outra situação ridícula acontece com os profissionais de TV que são obrigados a usar máscara em reportagens em uma lavoura, por exemplo, longe de tudo e de todos.

  Auxílio – Já foram pagas 5 parcelas do auxílio emergencial de 600 reais para 67 milhões de pessoas que deveriam preencher os critérios estabelecidos em lei. Em Santo Cristo, no mês de abril, de acordo com os dados disponibilizados no Portal da Transparência do governo federal, 1.551 moradores foram contemplados (9,16% da população). Já em maio, esse percentual subiu para 12,98% (1.846 pessoas). Em junho, houve uma queda expressiva no número de beneficiários, reduzindo para 1.134 (7,97%). Muitos devem ter sido retirados da lista pelo governo. Outros, possivelmente, saíram por vergonha.

  Pente-fino - Para reduzir o número de pessoas que vêm recebendo o benefício indevidamente, o governo federal vai passar um pente-fino nos cadastros para novas parcelas. O auxílio será ampliado até dezembro com mais quatro pagamentos de 300 reais. Em Santo Cristo, foram 712 pessoas a menos – em junho, ante maio. Mas ainda temos centenas de moradores que certamente não preenchem os requisitos da lei e continuam recebendo o valor. Entre eles, profissionais liberais, agricultores e outros. Na lista, tem agricultor que colhe mais de MIL sacas de soja ao ano! Além de produzir leite, trigo, milho. Em nível de Brasil, milhares de pessoas já estão sendo processadas por recebimento indevido.

Povo na praia – Aos poucos, o povo vai retomando suas atividades de trabalho e lazer, rebelando-se contra governadores e prefeitos opressores. Milhares de pessoas foram à praia no feriadão para tomar sol (vitamina D), fundamental para aumentar a imunidade, espec ialmente contra o coronavírus. Vários governadores também estão liberando a volta às aulas presenciais. Mas a maioria dos pais é contra. Acredito que as aulas já deveriam ter sido retomadas há meses.

    Donato Heinen


Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck