Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 23/09/2020

Notas e Apartes nº 1.372

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 23-9-20


Máscara – Na caminhada de ida e volta que fiz até o centro de Santo Cristo na segunda-feira de manhã, verifiquei que a maioria das pessoas ainda usa máscara na rua. Foram cerca de 60% dos transeuntes que encontrei no caminho. Mesmo distantes muitas vezes 5, 10, 20 ou até 50 metros uns dos outros. Também vi vários motoristas sozinhos, e até casais, em seus carros ainda usando o equipamento. Mas, aos poucos, cada vez mais pessoas estão constatando que não tem nenhum sentido usar máscara nas ruas de pequenas cidades, pois em muitas delas transitam meia dúzia de pessoas durante um dia inteiro. A propósito, nunca usei máscara andando a pé ou de bicicleta nas ruas de Santo Cristo.

Gás carbônico - Como já escrevi, o médico carioca João Vaz enfatiza que a máscara só serve para proteção quando você falar com alguém próximo. Com a máscara, o gás carbônico produzido ao espirar é levado em partículas para os pulmões, o que torna o sangue ácido e prejudica a saúde. Portanto, para o seu bem, só use máscara quando precisar ficar próximo a alguém. “Se você está caminhando na rua ou andando de carro, não use máscara. Não tem sentido”, frisa o dr. Vaz.

Projeto – Em boa hora, a deputada federal Bia Kicis (PSL) protocolou o projeto de lei nº 4.650, na Câmara dos Deputados. O objetivo é desobrigar o uso de máscara “diante da falta de comprovação cientifica de seus benefícios no enfrentamento do covid-19 e os malefícios apontados por médicos e por indivíduos com seu uso”, disse Bia. Ainda segundo a deputada, se aprovado, “o uso de máscara passa a ser facultativo para as pessoas que se sintam mais seguras e confortáveis com o seu uso. Evidentemente, essa faculdade não se aplica aos EPIs de uso por profissionais da saúde”.

  Peritos – Depois de mais de seis meses sem trabalhar, a maioria dos peritos do INSS ainda não retornou ao serviço, mesmo após a reabertura de centenas de agências no país. Alegam que querem mais segurança devido ao coronavírus. Ora, médicos, enfermeiros e todos os demais profissionais da saúde não pararam um dia sequer e estão atendendo a população. Qual é a diferença dos peritos em relação a esses profissionais? E os salários certamente foram depositados regiamente nesse período todo, mesmo sem trabalhar.

Operação Acolhida – As ditaduras de Hugo Chaves e Nicolás Maduro deixaram o povo venezuelano na miséria. Visitei a Venezuela duas vezes e conheci a realidade daquele povo. Milhões de pessoas já deixaram a Venezuela para sobreviver em países vizinhos. Dezenas de milhares vieram ao Brasil, onde estão sendo acolhidos. A maioria entra por Roraima, onde o governo federal mantém a Operação Acolhida. Os EUA doaram 50 milhões de dólares para ajudar na operação. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visitou a região na última semana, devidamente acompanhado do chanceler Ernesto Araújo. 

Nota – Em nota oficial, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou o governo por receber Pompeo. Seis ex-chanceleres brasileiros apoiaram a nota de Maia dizendo que o governo feriu a soberania nacional ao receber Pompeo. O que soa ridículo. Araújo foi convocado a dar explicações no Senado. Até a esquerdopata ONU condenou a ditadura de Maduro por massacrar seu povo e cometer crimes contra a humanidade. O que os ex-chanceleres, os senadores o presidente Maia já fizeram para condenar Chaves e Maduro por deixarem os venezuelanos na miséria? Sequer emitiram nota de repúdio contra os ditadores.

Futebol – Escrevi na última semana que o time do Inter é sério candidato a fazer o papel de “cavalo paraguaio”. O que se confirmou nos jogos recentes. Nos 5 últimos, obteve míseros 5 pontos de 15 disputados. O Grêmio também anda mal das pernas. Tem GRENAL, hoje, pela Libertadores. Se o Tricolor vencer, transfere a crise da Arena para o Beira-Rio.  

  Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck