Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Água Kangen
Por Donato Heinen. Publicado em 07/10/2020

Notas e Apartes nº 1.374

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 7-10-20


Moro – Conforme notícia publicada ontem pelo Jornal da Cidade online, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro estaria arrependido da forma como saiu do governo Bolsonaro, fazendo acusações sem provas. A esposa teria admitido em conversas reservadas que estaria preparando o terreno para o casal morar no exterior. A advogada Rosângela teria repetido a interlocutores que “o marido já deu a contribuição que tinha que dar ao país e que a política partidária, com seus embates selvagens, não seria para ele”. Será que desMOROnou? Ou é apenas vitimização?

EUA – É da tradição dos Estados Unidos reeleger o presidente a cada quatro anos. A mais poderosa nação do mundo terá a sua 59ª eleição presidencial da história para o mais alto cargo do Executivo, no dia 3 de novembro. Donald Trump, do Partido Republicano, disputa o cargo com o ex-vice-presidente Joe Biden, do Partido Democrata. Vai ser uma disputa apertada, dificultando a reeleição de Trump. Será a eleição mais importante do mundo dos últimos anos. Caso Trump perca a presidência para o socialista/comunista Biden, estaremos cada vez mais perto da implantação do comunismo em nível mundial. Restarão apenas algumas potências da Europa e o Japão com força para resistir ao avanço da comunização global.

Cores – Tradicionalmente, os partidos políticos têm cores que os identificam, tanto na sua bandeira quanto nos materiais de campanha eleitoral. Tentando esconder seu passado comprometido com o comunismo e as falcatruas praticadas por muitos de seus integrantes, os maiores partidos da esquerda brasileira trocaram as cores tradicionais, especialmente o vermelho, por outras, principalmente o verde e o amarelo. É a tentativa de ludibriar, mais uma vez, o eleitor. Num deles, até a estrela sumiu.

Comparativo – Na última semana, fiz um comparativo dos casos de covid-19 entre Santa Rosa e Santo Cristo. Aqui, o número de casos do novo coronavírus é proporcionalmente bem menor que em Santa Rosa. “Embora nosso índice seja inferior ao do vizinho município, não podemos nos descuidar. Precisamos continuar tomando todos os cuidados possíveis para manter a doença sob controle”, enfatiza o coordenador de Saúde do município, Léo Afonso Birk.

STF – Ministro do TRF1, Kássio Nunes Marques foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Mello anunciou sua aposentadoria para o dia 13 deste mês. Para ser nomeado pelo presidente, Kássio precisa antes ter seu nome aprovado pelo Senado. Bolsonaro recebeu muitas críticas de aliados pela indicação do futuro ministro. Mas o presidente foi realista indicando um nome que certamente não terá dificuldades para ser aprovado pelos senadores. Qualquer candidato ao STF mais próximo de Bolsonaro seria bombardeado no Senado e talvez até rejeitado. Ás vezes é preciso engolir sapos para manter a governabilidade.

  Avaliação - Kássio recebeu muitas críticas acerca de determinadas posições que já defendeu. Para uma avaliação mais a fundo, é conveniente esperar o novo ministro assumir e proferir seus primeiros votos no STF para ver como irá se comportar frente a temas que são tão caros aos conservadores.

GRENAL – Mesmo considerando que o Inter não vence um GRENAL há 11 jogos e tendo em vista que o jogo foi na Arena, o empate no Grenal de sábado foi melhor para o Colorado que para o Grêmio. Futebol do Inter continua irritante, lento, sem efetividade. Cavalo paraguaio, o Inter será mais uma vez mero coadjuvante no Brasileiro.

   Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck