Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 01/12/2020

Notas e Apartes nº 1.382

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 2-12-20


Pesquisas - A credibilidade das pesquisas eleitorais – principalmente do Ibope e DataFolha – está cada vez mais em baixa. Os “erros” cometidos nas pesquisas ao longo dos últimos anos são flagrantes. Para o pleito de domingo, o Ibope fez pesquisas nas maiores cidades do país onde havia segundo turno. Chamaram bastante atenção as pesquisas em São Paulo e Porto Alegre, onde os candidatos da esquerda receberam percentuais muito acima da realidade das urnas. Aliás, estranhamente, os erros são sempre em favor dos candidatos da esquerda.

Porto Alegre – A situação mais inusitada ocorreu na capital gaúcha. Na terça-feira, 24, o Ibope prognosticou Sebastião Melo (MDB) com 54% das intenções de voto, ante 46% para a comunista Manuela D’Ávila. Já na véspera do pleito, com dados coletados até no sábado à tarde, o favoritismo repentinamente se inverteu com 51% a 49% em favor da comunista. No resultado final das urnas, Melo teve 54,63%, contra 45,37% de Manuela. Ou seja, praticamente os percentuais que o Ibope havia projetado na pesquisa do dia 24. Explicação do Ibope: o eleitor está definindo o voto cada vez mais próximo ao pleito. Quer dizer, então, que na terça-feira (24) 54% disseram votar em Melo, baixando para 49% no sábado – a poucas horas da eleição – e subindo para 54,63% no domingo, praticamente o mesmo percentual da pesquisa anterior? Ah, sei...

Doria – Antes do segundo turno da eleição, o governador de São Paulo gravou vídeo dizendo ser fake news a informação sobre novas restrições às atividades no Estado após o pleito. Já na segunda-feira, na caradura, João Doria desmentiu a si próprio e anunciou a ampliação das medidas restritivas por causa do covid-19. Todas as 17 regiões estão na chamada fase amarela, que restringe a 40% a ocupação de todos os setores. Coisa típica de demagogo, aprendiz de ditador.

Arroubo – Em outro gesto de arrogância, Doria disse que vai aplicar a “vaChina” na população mesmo sem a certificação pela ANVISA, desde que algum órgão internacional a certifique. Foi desmentido com veemência pela ANVISA.

China – O PC Chinês omitiu dados cruciais sobre o novo coronavírus, em fevereiro. A informação vazou do Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Hubei, China. Isso impediu que o Ocidente se preparasse para reagir à disseminação do vírus chinês.

Musicanto – Realizado no centro cívico de Santa Rosa, o Musicanto deste ano foi virtual. Apenas organizadores, músicos, imprensa e alguns convidados puderam presenciar o evento. O público pode acompanhar por canais do Youtube e Facebook. Monitorei 4 canais de transmissão, de quinta a sábado. O número médio de expectadores virtuais não passou de 300 pessoas, simultaneamente. O que deve ser frustrante para os organizadores. Centenas de milhares de reais foram investidos. Menos mal que as músicas estão disponíveis na internet e já foram assistidas por dezenas de milhares de pessoas após o evento.

Maradona – Como jogador, foi excepcional. Idolatrado pelos argentinos, Maradona foi péssimo exemplo de pessoa, de pai, de homem. O vício o levou à morte prematura, no último dia 25, com apenas 60 anos. Ganhou bilhões e morreu praticamente sem nada.

Futebol – Diversas vezes falei em “cavalo paraguaio”. Que larga bem e perde fôlego em seguida. Não deu outra. A derrocada do Inter nas várias competições deste ano é impressionante. Já o Grêmio, que estava 11 pontos atrás, em meia dúzia de jogos já empatou com o Colorado em pontos no Brasileiro. E com um jogo a menos.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck