Blumen Platz Center - Outubro de 2015IFF - Banner ÉTICA E FELICIDADE - 27-1-21
Por Donato Heinen. Publicado em 07/01/2021

Notas e Apartes nº 1.387

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 6-1-21


Denúncia – Joaquim Derli Soares, então presidente do Sindicato dos Municipários de Santa Rosa, faleceu no final do ano, vítima de covid-19, sem ter qualquer comorbidade, segundo seu sobrinho Lucas Marques. Em vídeo veiculado em rede social, Marques disse que muitos pacientes são deixados em um banco no hospital credenciado, até desistirem de receber atendimento. “Vou realizar um levantamento de quantas pessoas internadas na UTI foram salvas e quantas faleceram. Eles mandam aguardar em casa. E isso aconteceu com meu tio Joaquim. Ele procurou o hospital três ou quatro vezes e o mandaram para casa. Pra voltar num estágio já avançado da doença e somente aí receber tratamento. Só na quinta vez que procurou o hospital ele foi internado. Por isso, eu vou fiscalizar de perto esse hospital’, promete Lucas.

Máscara – A eficácia da máscara contra o novo coronavírus é bastante contestada. Um estudo dinamarquês feito recentemente concluiu que sua eficiência é mínima. Mesmo porque ninguém fiscaliza a qualidade desse equipamento. O importante é a aparência. Basta usar qualquer trapo que vale.

Bizarro – No dia a dia, vemos as situações mais ridículas com relação ao uso de máscara. Motorista sozinho no carro usando máscara é a mais corriqueira. Mas na segunda-feira, a TV mostrou uma situação inusitada. Um gaúcho jogando futebol com familiares na praia de máscara. Mas o pior é que ele disse que já havia contraído covid-19, assim como a esposa e o filho. Todos curados, evidentemente. E usando máscara depois disso pra praticar esporte! Ora, segundo os infectologistas, quem contrai a doença e se cura, adquire imunidade.

Fraudes – O povo brasileiro gosta de criticar seus políticos. E, na maioria das vezes, com razão. Mas muitas pessoas, se estivessem em seu lugar, fariam igual ou pior. Veja o caso das fraudes no Bolsa Família. Um relatório do TSE apurou que na eleição de novembro passado, 1.227 pessoas inscritas em programas sociais doaram R$ 573 mil para candidatos, além de identificar 1.289 fornecedores de produtos ou serviços de campanhas eleitorais com funcionários recebendo o Bolsa Família. Por isso, haverá bloqueios no repasse de benefícios sociais para milhares de pessoas flagradas em fraudes.

Congresso – A Câmara dos Deputados e o Senado são os principais culpados pelas dificuldades do povo brasileiro. O Poder Executivo quase nada consegue fazer sem aprovação dos congressistas. O ex-secretário de Desestatização Salim Mattar disse que “a intenção de grande parte dos congressistas é manter privilégios, como cabides de empregos e estabilidade. Não há interesse em reduzir o tamanho do Estado”, acrescentou. “As pessoas que estão no governo precisam saber que a desigualdade é proveniente de um Estado burocrático e oneroso ao cidadão pagador de imposto”, constatou.

Eleições – Em 1º de fevereiro, Câmara e Senado elegem seus novos presidentes. Na futura eleição na Câmara, a esquerda se aliou a Rodrigo Maia, acusado de corrupção e maior responsável pela não aprovação de projetos visando à geração de riqueza e renda em favor do povo brasileiro.

Títulos – Em 2020, o único “título” que o nosso Colorado comemorou foi a eliminação do Grêmio na Libertadores. Outro, quase conquistado, é que dificilmente o Tricolor vai alcançar o São Paulo no Brasileiro. Já na Copa do Brasil, o Grêmio está com uma mão na taça. Enquanto isso, o Inter deu uma reagida no Brasileiro, mas não passa disso. O Colorado perdeu a grande chance de somar pontos enquanto estava na liderança do campeonato.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck