Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 16/02/2022

Notas e Apartes 1.445

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 16-2-22


 

Corrupção – Seguidamente, a velha mídia noticia que no governo Bolsonaro diminuiu o combate à corrupção. Ora, é uma questão de lógica. Se existem menos operações judiciais contra a corrupção é porque ela é combatida e evitada na origem. Ou seja, todos os ministérios têm mecanismos que evitam que nas licitações públicas para contratação de obras e serviços haja o pagamento de propina. Simples assim. Ou essa gente acha que o combate à corrupção se mede pelo número de processos contra os corruptos? O que é melhor para o país, evitar que a corrupção ocorra ou gastar milhões de reais – mobilizando milhares de funcionários da Justiça – para depois tentar recuperar uma pequena parte do dinheiro da propina? 

Conflito – A deflagração de uma guerra em decorrência da possível invasão da Ucrânia pela Rússia preocupa o mundo. Particularmente, não acredito muito nessa possibilidade. Acho que a realização de manobras militares pelas tropas russas na fronteira ucraniana é apenas uma demonstração de força do poderio militar. A Ucrânia se tornou independente com a extinção da União Soviética. Mas têm muitos ucranianos que estão alinhados com a Rússia.

 Razões - O motivo da possível guerra é a intenção da Ucrânia em integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN. Isso lhe daria a proteção dos EUA e da maioria dos países europeus em caso de guerra. Tudo indica que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, torce pela guerra para obter vantagens econômicas decorrentes do conflito bélico. Mas nessa terça-feira, o presidente ucraniano acenou com a possibilidade de desistir de ser membro da OTAN. E a Rússia retirou parte das tropas da fronteira. É um grande passo para a manutenção da paz na região. Especialistas projetam que uma eventual guerra poderia resultar em dezenas de milhares de mortes. E com reflexos econômicos em todo mundo, principalmente com a explosão do preço do petróleo.

 Viagem – Criticado pela oposição, o presidente Jair Bolosonaro manteve a viagem à Rússia, programada desde o ano passado. Ele chegou a Moscou ontem e se encontra com o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira. Entendo que a decisão foi correta. O Brasil e a Rússia mantêm fortes relações econômicas, especialmente relacionadas ao agronegócio. Nosso país depende muito de insumos russos para produzir alimentos para o mundo.

 Armas – O presidente Bolsonaro sempre defendeu que as pessoas de bem possam ter armas em casa para defesa pessoal e da família. As regras foram flexibilizadas e com isso milhões de pessoas se habilitaram para adquirir armamento. E ao contrario do que afirma a esquerda, isso diminuiu o número de mortes por assassinato no país. “Quando todas as armas forem de propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades”. A frase é de Benjamin Franklin.

 Seca – A falta de chuva continua causando prejuízos bilionários à cadeia econômica do Estado. Principalmente nas lavouras de soja e milho. Ouvi relatos de vários agricultores informando que as perdas nas lavouras de soja estão entre 80% e 100%. E a cada dia que passa sem chuva, o prejuízo aumenta.

Futebol – Embora invicto no Gauchão, na segunda-feira o Grêmio trocou o técnico Mancini por Roger. Tudo indica que o Tricolor já tem dois títulos quase garantidos este ano. Do Gauchão e da Segunda Divisão do Brasileiro. Já o Inter pena pra conseguir se classificar entre os quatro finalistas do Campeonato Gaúcho. E precisa melhorar muito para se manter na Primeira Divisão do Brasileiro em 2022.  

                             Donato Heinen

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck