Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 27/11/2022

Notas e Apartes nº 1.485

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 23-11-22


Mentiras – As inverdades veiculadas ao longo da campanha eleitoral e chanceladas pelo TSE e o STF – que fizeram vistas grossas a tudo que era divulgado em favor do candidato de esquerda e contrário ao atual presidente – definitivamente influenciaram muitos eleitores na definição de seus candidatos. A velha mídia também foi decisiva para induzir o eleitor em erro. O número de eleitores arrependidos é crescente.

COP 27 – No mesmo sentido, Dilmo e seus amigos, juntamente com a velha mídia, alardearam aos quatro ventos que ele fez um discurso no evento principal da COP 27, cúpula climática da ONU realizada no Egito. Segundo o site O Antagonista, Dilmo apenas discursou em evento paralelo denominado “Carta da Amazônia”, a convite do governador do Pará, Helder Barbalho, realizado em uma sala anexa.

Jatinho – Alguns juristas entendem que o presidente “eleito” teria cometido crime de responsabilidade ao aceitar carona para o Egito em um jato pertencente ao empresário José Seripieri Filho, dono da QSaúde, que já foi preso em 2020 por suposto esquema de caixa 2. Em decorrência da polêmica criada, Dilmo acusou o presidente Bolsonaro de ser responsável pelo ocorrido, pois deveria ter colocado à sua disposição um avião da FAB para levá-lo ao Egito. Tudo normal para quem acha que pode usar e abusar do dinheiro público, antes mesmo de tomar posse.

Mobilizações – As mobilizações populares continuam em dezenas de cidades do Brasil, desde a divulgação dos resultados das eleições do dia 30 de outubro. Já são 25 dias seguidos com o povo ocupando ruas, praças e estradas. Nunca se viu nada igual no Brasil. As manifestações são DEMOCRÁTICAS, desde que respeitado o direito de ir e vir. A Constituição federal assegura a livre manifestação do pensamento, a liberdade de reunião, desde que pacífica, bem como a liberdade de locomoção no território nacional.

Ilegalidades – O ministro do STF Alexandre de Morais é acusado de não observar os princípios básicos do Direito Penal em vários processos. “A solução é prender Moraes pelas Forças Armadas por estar em flagrante delito”, disse o ex-desembargador do DF Sebastião Coelho. “Quem deveria tomar providências é o Senado”, mas os senadores são omissos. Coelho disse que a prisão tem fundamento no Código Penal. Resta saber quem tomaria a iniciativa de realizar a prisão.

Kulmey – Idealizado pelo professor Altair Reinehr, de Maravilha, SC, o torneio internacional Karl Kulmey iniciou em Santa Catarina na década de 1980 com um número reduzido de municípios que foram colonizados pelo engenheiro alemão Karl Kulmey. Aos poucos, foi se expandindo. Santo Cristo participou pela primeira vez em 1989, em Cunha Porã, SC. Já em 1993, quando tive a honra de presidir a Kulmey, sediamos o torneio pela primeira vez. Agora, na XXXVI edição, realizada em Saudades, SC, no último final de semana, 16 municípios de SC, RS e de Misiones, Argentina, participaram.

Santo Cristo – Embora tenha sido o campeão-geral da competição em 2020, quando sediou o torneio pela quarta vez, Santo Cristo não se saiu tão bem desta vez. Conquistamos o título no futebol sete master, além do 2º lugar no bolão masculino e feminino e voleibol de areia, e a terceira colocação no futebol de campo. Parabéns aos atletas e dirigentes.

Nomes – Segundo sites especializados, nomes clássicos como Alice e Diego foram muito usados em 2022 no batizado de bebês. Já para o próximo ano, um nome novo deve surgir: Fazueli...

  Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck