161 generais
Interessa para entendermos e não perdermos mais tempo com as mentiras que procuram nos aplicar, dia a dia, pelas redes sociais. Desocupados buscando notoriedade. Quanto tempo perdemos com eles. Logrados e voltando a crer. No Brasil tivemos dois golpes de Estado. Em 1889, a Monarquia foi deposta e o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o governo. Em 1964, João Goulart foi deposto e o Marechal Castelo Branco assumiu. Em ambos os casos, o posto máximo do Exército forneceu o novo governante. Marechal não existe mais. Quando um general se aposenta, vira general de pijama. Perde importância, porque perdeu o comando de tropa.
Para os da ativa, os que têm soldados e a voz é ouvida, a palavra fundamental, aprendida desde os tempos de cadete, é HIERARQUIA. Ela que faz o sargento brutamontes obedecer ao tenente franzino. O major de sangue real obedecer ao coronel desconhecido. Um general obedecer a outro mais graduado. No Brasil existem 97 generais de brigada e uma brigada tem cerca de 8 mil soldados. Quarenta e oito generais de divisão e a divisão entre 9 e 20 mil homens. Quinze generais de Exército, e um corpo de Exército, composto por duas ou mais divisões, além de tropas de corpo, a maior unidade militar, entre 20 mil e 80 mil militares. Além de um cargo no Ministério da Defesa.
Os últimos integram, juntamente com o comandante do Exército, o Alto Comando do Exército, que toma as principais decisões da força terrestre. Fácil deduzir a importância de cada general. Saber quem realmente decide. Agora conheces algum confidente de um dos quinze? Algum deles já escreveu para ti? Já viu algum deles postar nas redes sociais? Com tanta coisa que temos ou podemos fazer todo dia, ir atrás de um João Ninguém das redes?