Notas e Apartes nº 1.501
População – A população de Portugal é de cerca de 10,34 milhões de pessoas em uma área de 92.212km2, com uma densidade em torno de 112 habitantes por quilômetro quadrado. Já a área do Rio Grande do Sul perfaz 281.730 km2 e a população é estimada em 11,088 milhões de habitantes. O que dá uma densidade populacional de 39 pessoas para cada quilômetro quadrado. Ou seja, aqui em Portugal, o número de pessoas por km quadrado equivale quase ao triplo em relação ao do nosso Estado.
Núcleos urbanos – Por isso que aqui o número de vilas, freguesias – o equivalente aos nossos bairros – e cidades é muito grande. Em todo o país, é comum ver esses núcleos urbanos praticamente emendados uns nos outros, com pouco espaço entre eles.
Encontro – Está marcado para o dia 30 de abril próximo, no Haway Piscina Clube, mais um encontro de ex-alunos dos antigos Escola São Judas Tadeu, Ginásio Santo Cristo, Escola Imaculada Conceição e Ginásio Imaculada Conceição. Os dois primeiros funcionavam no prédio onde está localizada a Estação Rodoviária de Santo Cristo, e os últimos, no prédio que pertencia às irmãs e hoje abriga a Coordenadoria Municipal de Saúde e a Escola Municipal Paulo Freire.
Entrevista – No Cidade Alerta do último sábado, na Rádio Regional, entrevistei um ex-aluno que cursou o primário e o ginásio nos dois primeiros educandários citados. Nascido em Santa Catarina mas criado em Belinha Centro, interior de Santo Cristo, Rui Kliemann é funcionário aposentado do Banco do Brasil e atualmente reside em Porto Alegre. Rui nos fez viajar no tempo relembrando belas histórias dos anos 1950 e 60. Muitas delas de meu conhecimento pessoal, já que iniciei o curso primário na Escola São Judas Tadeu em 1963 e concluí o ginásio em 1971.
Copa de 1958 – Uma história curiosa contada por Kliemann diz respeito a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, a primeira vencida pelo Brasil. Rui disse que seu pai tinha um rádio a bateria, o único da vizinhança na época, através do qual eles acompanhavam a narração dos jogos. No dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo, na final contra a Suécia, vencida pelo Brasil por 5x2, Pedro Wiest, morador da localidade que todos os anos festejava o seu onomástico, fez uma grande festa. Seu Hugo, pai do Rui, ficou em casa pra acompanhar a final pelo rádio. Então com 11 anos, Rui e outros guris, a cada 10 ou 15 minutos, atendendo apelo dos churrasqueiros da festa, faziam o percurso entre as residências dos Kliemann e dos Wiest para informar o resultado parcial do jogo que sagrou o Brasil campeão mundial de futebol.
Nicarágua – Daniel Ortega governa a Nicarágua com mão de ferro desde 2007. Na última eleição, ele mandou prender os candidatos da oposição para garantir sua reeleição. Há poucos dias, 55 países assinaram carta da ONU condenando os crimes cometidos pelo ditador. Mas Lula não aceitou que o Brasil subscrevesse o documento. Até o papa Francisco, notório defensor de governos socialistas/comunistas, condenou a ditadura de Ortega.
CPMI – Logo após os atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília, o governo Lula bradou aos quatro ventos que deveria ser instaurada uma CPI para “apurar a tentativa de golpe de Estado”. Mas em seguida, quando a verdade começou a aparecer, passou a fazer de tudo para a CPMI já proposta não ser instalada. Diz o ditado que quem não deve, não teme. Qual o temor de Lula e seus comparsas? Tudo indica que havia pessoas da esquerda infiltradas e que comandaram a destruição do patrimônio público na Praça dos Três Poderes.
Donato Heinen