Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 17/05/2023

Notas e Apartes 1.510

Coluna publicada em GSRN em 17-5-2023


Donato Heinen  -  Da Itália

Cruzeiros – Este é o nosso sétimo cruzeiro de navio. O primeiro, foi em 2008, de apenas três dias, entre Santos e Rio de Janeiro, ida e volta. A segunda excursão marítima se deu em 2011, no Mar do Caribe, partindo de Fort Lauderdale, na Flórida, passando por mais de uma dezena de portos da América Central. Durou duas semanas. O terceiro, também ocorreu em 2011. Foi a primeira travessia transatlântica. Levamos 19 dias, entre Savona, Itália, e Santos. A primeira viagem de navio da minha mãe, dona Guisella, então com 83 anos, que teve a companhia da amiga Celi Hartmann. O Mar Adriático foi palco do quarto cruzeiro, a partir de Veneza, Itália. Com portos da Grécia, Turquia e Croácia como destinos, durante uma semana. Já em maio de 2017, fizemos a primeira viagem de navio com toda a família. A partida foi no Texas, EUA, passando pelo México e Honduras, e também durou uma semana. Nossa sexta viagem ocorreu em maio do ano passado, tendo novamente o Mar Adriático como palco. A saída foi de Veneza, passando por Grécia e Croácia.

Sétima viagem – Saímos do porto de Barcelona, Espanha, na tarde do último sábado (13) para nossa sétima viagem em navio de cruzeiro. A duração também é de uma semana, tendo o mesmo porto como destino final. Estamos viajando no navio MSC Seaview, um dos 23 que compõem a frota da companhia, que tem bandeira de Malta. Ele tem menos de cinco anos de viagens por vários mares e oceanos.

Ficha técnica – Navios de cruzeiro são embarcações gigantescas, verdadeiras cidades flutuantes. O MSC Seaview foi inaugurado em junho de 2018, sendo o segundo da classe Seaside. Possui 323 metros de comprimento e 41m de largura. O peso é de 154 mil toneladas. Tem capacidade para 5.331 passageiros e 1.413 tripulantes. Para o leitor ter uma ideia, a população do município de Alecrim é de cerca de 5,8 mil habitantes. Foi construído na Itália e custou em torno de 700 milhões de euros, ou 4 bilhões de reais. A estreia no Brasil ocorreu já em 2019. O amigo João Wilges e esposa, Khely, viajaram Seaview na época.

Roteiro – O roteiro inclui paradas nos portos de Cannes (França), Gênova, La Spezia e Civitavechia (Itália) e na ilha de Palma de Mallorca (Espanha). Todos os navios de cruzeiro viajam de noite e param de dia para os passeios. Exceto em trechos mais longos entre portos, quando o navio fica navegando mais tempo sem parar.

Cannes – A primeira parada da viagem ocorreu em Cannes, na famosa Costa Azul francesa, no domingo. Cannes é famosa por seu festival de cinema. A 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes iniciou ontem e encerra no dia 27 deste mês. São 21 filmes que disputam a Palma de Ouro. O festival é um dos mais renomados do mundo. Em 2022, Triangulo da Tristeza, filme de Ruben Östlund, ganhou o prêmio. A Palma de Ouro data de 1964.

Gênova – Situada na região da Ligúria, Gênova tem cerca de 640 mil habitantes. É um importante porto marítimo da Europa, disputando com Marselha, na França, o título de melhor porto do Mar Mediterrâneo. Conhecemos Gênova na segunda-feira.

La Spezia – A segunda cidade litorânea da Itália que visitamos foi La Spezia, na terça-feira. Também fica na Ligúria e tem cerca de 93 mil habitantes. Seu centro histórico tem belas edificações e um comércio que depende muito dos turistas que a visitam todos os dias. Já neste quarta-feira, o destino é o porto de Civitavechia, que fica na Província de Roma.

Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck