Banner Tchê Milk - 14-10-22ESTOFARIA DO MÁRCIOSupermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Regional Trade
Por Donato Heinen. Publicado em 24/05/2023

Notas e Apartes nº 1.511

Coluna publicada em GSRN em 24-5-23


                                                                                  Donato Heinen  - De Portugal

 

Novas amizades – Além de conhecer lugares interessantes, uma viagem de navio também serve para ter contato pessoas que de outra forma dificilmente a gente conheceria. A hora do jantar nos restaurantes principais do navio é uma ocasião muito propícia para isso. Na nossa viagem da semana passada, havia três turnos para o jantar nos dois restaurantes especialmente destinados para este fim. Quando da contratação da viagem, o hóspede escolhe qual turno prefere: das 18, 20 ou 22 horas. Mas nem sempre a preferência pode ser atendida. Escolhemos o turno das 20 horas, mas fomos remanejados para às 22h, no restaurante Silver Dolphin do navio Seaview, da MSC.

Critérios – Geralmente, os parceiros de mesa são definidos por nacionalidade. Na maioria dos navios, as mesas são redondas, para 6 ou 8 pessoas. Mas no Seaview são quadradas, com dois lugares. Dependendo do grupo, elas são anexadas. Junto a nossa mesa estavam os baianos Adriano Darze e a esposa, Laura. Ao lado, um grupo de seis venezuelanos. Elias de La Cruz e esposa, Gabi, entre eles. Elias é dono de supermercado na cidade de Sandung, Amazonas, Venezuela. Elias nos brindou com uma foto, dele e a esposa junto conosco, tirada a seu pedido por um fotógrafo oficial do navio.

Situação econômica – Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pela maioria dos venezuelanos, Elias e seus amigos estão viajando pela Europa, incluindo o cruzeiro pelo Mediterrâneo no roteiro. Eles comentaram que a situação econômica da Venezuela, pelo menos na região onde residem, não é tão ruim como a imprensa muitas vezes noticia. Em seu estabelecimento, Elias vende diversos produtos de origem animal produzidos no oeste de Santa Catarina.

Registro – Ele tem orgulho de sua origem interiorana. Se autodenomina “poluxmann”. Ou natural da Linha Polux, interior de Santo Cristo. “Quando vi as fotos das escadarias, falei para a minha mulher: é o mesmo navio em que nós viajamos em 2019”. E acrescenta: “Pena que você não sabia que estávamos no mesmo navio que o João Wilges e esposa”. Está feito o registro, meu amigo Luciano Klaus. Forte abraço.

Roteiro – Além das cidades de Cannes (França) e Gênova e La Spezia (Itália), já citadas na coluna passada, também visitamos Civitavecchia, a 80 km ao norte de Roma. Uma das principais atrações é a orla do Mediterrâneo, onde flores e palmeiras dão um toque especial. Acabamos não indo a Roma devido a demora no deslocamento e considerando que visitamos a capital italiana em maio de 2022.

Palma de Mallorca – Situada na parte ocidental do Mar Mediterrâneo, a ilha de Mallorca pertence à Espanha. Tem a cidade de Palma como capital e foi nosso último destino do cruzeiro. É um ponto turístico visitado por milhares de turistas todos os dias, muitos deles vindos de navio. O turismo é a principal fonte de receita de Palma.

Guerra – Qualquer guerra é nociva para a humanidade como um todo. As mais afetadas são as pessoas diretamente atingidas. Milhares de inocentes morrem ou têm suas propriedades destruídas. Todas as tratativas de paz são válidas. Lula tentou se projetar como mentor da paz entre Rússia e Ucrânia. Mas não tem isenção para isso, pois defende a Rússia no conflito. Em 2022, ele disse que no Brasil a paz seria alcançada tomando cerveja. “Se não na primeira, na segunda, na terceira ou até acabarem as garrafas a gente resolveria isso”. Zelenski foi ao Japão participar da reunião do G7, assim como Lula. Mas os dois nem se falaram. Ele sequer cumprimentou o presidente da Ucrânia. Parece que Lula esqueceu de levar a cerveja...


 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck