Notas e Apartes nº 1.512
Donato Heinen - De Portugal
Alimento – “Alimento é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais”. Você já deve ter ouvido várias vezes a frase “você é o que você come”. Mas a maioria das pessoas não reflete a fundo sobre isso. Na viagem de navio que realizamos de 13 a 20 de maio pelo Mar Mediterrâneo, havia pessoas de dezenas de países diferentes, cada um com seus costumes e hábitos.
Comer errado – Todos nós certamente já ingerimos alimentos inadequados ou preparados de forma equivocada. No navio MSC Seaview, há um restaurante que funciona durante a maior parte do dia. Praticamente emendando os horários do café, almoço, lanche da tarde e jantar, até a madrugada. Vi muitas pessoas comendo de forma errada. Com umas 147 variedades de comida à disposição, vi gente comendo cachorro quente, hamburger, batatinha frita, pizza, no almoço! E não só jovens, mas também idosos. Principalmente norte-americanos e alemães. Além disso, consumindo muito bacon, salsicha e outras frituras no café da manhã. E nenhuma fruta.
Variedades - Os norte-americanos são conhecidos como os campeões da má alimentação. Lá, praticamente não existem restaurantes na beira das rodovias com comida de panela ou similar. Os alimentos à base de frituras predominam. Aliás, em nenhum dos 83 países que conheço vi as opções de comidas que temos no Brasil, principalmente nas margens das rodovias.
Esgoto – As paradas dos navios de cruzeiro nos portos brasileiros são fiscalizadas pela ANVISA e a Marinha. Os resíduos têm tratamento de última geração em todo mundo. O descarte é feito em alto mar, depois de um rígido tratamento sanitário, sem causar poluição. Os navios têm oficiais de segurança ambiental a bordo, que exigem o cumprimento das normas nacionais e internacionais. Já os restos de alimentos, segundo informação que obtive de uma tripulante, são triturados e lançados ao mar para serem consumidos pela fauna marinha.
Venezuela – O país que já foi o mais rico da América do Sul graças ao petróleo, atualmente tem grande parte da população vivendo na miséria. É governado por um ditador, que manda prender seus opositores e pratica uma série de atrocidades contra seu povo. Nicolas Maduro está na presidência desde 2013. É amigo de Lula e foi recebido esta semana com honras de chefe de Estado em Brasília. Vimos militares aliados de Lula batendo continência para ele. Foi mais uma jornada vergonhosa da diplomacia brasileira. Em discurso no Itamaraty, Lula disse que a culpa pela miséria na Venezuela é dos EUA. Que as sanções impostas pelos Estados Unidos “matam crianças”. É a velha narrativa dos comunistas: a culpa é sempre dos outros. Enquanto isso, milhões de venezuelanos já fugiram do país por causa da miséria, e os que ficaram, estão sofrendo com a violência.
Prisão – Maduro é procurado pela Justiça dos EUA por envolvimento com o narcotráfico. País oferece o equivalente a 75 milhões de reais pela prisão do ditador. Mas parece não será desta vez.
Churrasco – Picanha, cerveja, piadas, conversas de bastidor. Este foi o cardápio do almoço oferecido por Lula na sexta-feira no Alvorada para alguns titulares de ministérios, dois ministros titulares e um ex-ministro do STF. Os presidentes da Câmara e do Senado não foram convidados. O que é sintomático. Estaria Lula dando um recado ao Legislativo sinalizando que vai governar via decreto com o respaldo do Supremo?
Donato Heinen