Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 07/09/2023

Notas e Apartes 1.526

Coluna publicada em GSRN em 6-9-23

Autoritarismo – Esse pessoal que enche a boca pra falar em democracia não se cansa de afrontá-la e de propor medidas autoritárias. Em sua fracassada “entrevista” semanal – cuja audiência é pífia desde o primeiro dia – ontem o presidente Lula se superou. Nem a Globo, eu disse a Globo, aguentou tanta asneira. Até a jornalista Miriam Leitão criticou o “magnífico” presidente. Sim, acredite! “A sociedade não tem que saber como votam os ministros”, disse Lula. “A Suprema Corte decide, a gente cumpre”, completou. 

Fake news – Notórios propagadores de mentiras, esse pessoal da canhota divulgou mais uma. O ministro Flávio Dino, comunista de carteirinha, justificou a fala de Lula dizendo que a Suprema Corte dos EUA não divulga a posição individual dos ministros. O que não é verdade, pois os julgamentos lá também são abertos e os votos divulgados. Eles apenas se reúnem a portas fechadas, depois de votar, quando pode haver concordância, ou não, entre eles. Mesmo a discussão sendo fechada, os votos de cada ministro da Suprema Corte dos EUA são públicos. 

Empréstimos – Venezuela e Cuba devem bilhões de reais ao Brasil por empréstimos feitos via BNDES nos governos Lula e Dilma, e que não foram pagos até agora. Cuba colocou charutos como garantia de pagamento. Mesmo assim, o governo Lula pretende voltar a financiar Cuba com o dinheiro do povo brasileiro. O governo comunista de Cuba passa por uma grave crise econômica e social. 

ONG’s – A maioria das Organizações Não-Governamentais, mais conhecidas pela sigla ONG, não atuam efetivamente em ações que visem ao bem-estar da população alvo. Principalmente as famigeradas ONG’s estrangeiras, que proliferam às milhares, principalmente na Amazônia. A maioria de seus dirigentes leva uma vida de luxo, enquanto as pessoas que deveriam ser beneficiadas com suas ações vivem na miséria. 

CPI – A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado Federal para apurar irregularidades e crimes cometidos por integrantes de ONG’s é presidida pelo senador pelo Amazonas Plínio Valério. Ele disse que “alguns líderes indígenas viajaram 14 dias de canoa para denunciar que vêm lutando há 30 anos por autonomia e são isolados, roubados e tutelados pelo ISA, Funai e FOIRN para continuarem na miséria, e pedem a saída destes órgãos da região”. 

TCU – O Tribunal de Contas da União determinou esta semana que o ex-presidente Jair Bolsonaro devolva todos os presentes que recebeu durante o seu mandato. É mais uma perseguição vergonhosa contra Bolsonaro, pois em relação à maioria dos presentes recebidos por Dilma, Lula e outros ex-presidentes o TCU não tomou a mesma medida. Vale lembrar que Lula deixou a presidência em 2010 levando 11 contêineres cheios de presentes. Além disso, continua usando dois relógios Piaget – que custam cerca de 80 mil reais cada um – sendo que pelo menos um deles sequer foi declarado ao acervo da União como recebido. 

Processo – Lula move um processo no TRF-3 pedindo a anulação do acórdão do TCU que, em 2016, determinou a devolução de 21 presentes para incorporação ao acervo público da Presidência da República. E, segundo alguns ministros, isso pode favorecer Bolsonaro, que vai solicitar o mesmo tratamento do TCU com relação aos presentes por ele recebidos. 

Preços – Nas viagens pela Europa e Ásia, comentei com a Luciana, em várias ocasiões, sobre os preços elevados das mercadorias. – Espera a gente voltar ao Brasil, aí você vai ao supermercado para ver a nossa realidade, ela me dizia. Dito e feito. Muitos preços aqui estão mais caros que no exterior, mesmo com o euro valendo cerca de 6 reais.

 Donato Heinen 

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck