Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Grande Santa Rosa Notícias. Publicado em 27/10/2023

Caminhos de Compostela

Por Ivar Hartmann


A célebre peregrinação pelo Caminho de Santiago data do séc. XI. Seu ponto final é a cidade de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha. Quase 450 mil pessoas, de todas as nacionalidades, chegaram a catedral no ano passado. Os que percorreram ao menos 100 km a pé, ou 200 km de bicicleta ou a cavalo, recebem a Compostela, certificação oficial dada aos peregrinos. Em 2019, foram 6 mil brasileiros. O número, segundo as autoridades, é muitas vezes maior porque muito percorrem os trechos de automóvel, alguns andam apenas parte e outros desistem depois de alguns dias. 

Fiz o Caminho de Santiago. Meu livro com o nome de “Santiago de Compostela”, está disponível, gratuitamente, na Internet.  Lá conto as maravilhas do Caminho. Desde a preparação para a aventura, até as cidades, fatos históricos, distâncias, trajeto a ser percorrido a cada dia.  A pé e de automóvel, narro a oportunidade de ter feito os 800 quilômetros do Caminho Francês, o mais conhecido e procurado dos trajetos. Começa no interior da França, cruza os Pirineus e segue paralelo ao Golfo da Biscaia, já na Espanha. Vilas, cidades e pontos históricos um pouco desviados da rota. Os guias calculam em 30 dias, o tempo para fazer todo o percurso a pé, em boas condições físicas.

Com acompanhante é possível andar a pé longos trechos, enquanto o motorista espera em alguma encruzilhada adiante, porque o caminho, de terra, entra e sai de capões de matos fechados, corta lavouras, cruza sangas, mas, de tanto em tanto, atravessa a rodovia asfaltada. A sinalização de setas amarelas, as vezes em fundo azul, está no chão, em pedras, árvores, muretas, postes e casas. Não nos permite nos perder. Ótimo e barato destino para conhecer. ivar4hartmann@gmail.com 

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck