Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Grande Santa Rosa Notícias. Publicado em 01/06/2024

O que prevê a IA para os gaúchos

Por Ivar Hartmann


Um dos maiores desastres registrados na história dos Estados Unidos, o furacão Katrina, de 2005, obrigou um milhão de pessoas a deixarem suas casas. A população de Nova Orleans, cujos diques de proteção foram ultrapassados pelas águas, encolheu 20% com 100 mil habitantes indo embora, por não ter mais habitação. Além dos prejuízos financeiros, a preocupação com a saúde mental virou uma realidade na cidade. E as cicatrizes da tragédia demoraram anos para desaparecer. Busquei na IA - Inteligência Artificial, informações sobre o que aconteceu depois. O mesmo vai acontecer aqui. Diz a IA:

- Muitos moradores vivenciaram traumas psicológicos profundos em decorrência dos impactos devastadores do desastre natural. Várias situações contribuíram para esses traumas, como perda de entes queridos, danos materiais irreparáveis, deslocamento forçado, falta de assistência adequada e condições precárias de vida nos abrigos temporários. Os moradores que passaram por essa experiência traumatizante enfrentaram sintomas como estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, insônia, sentimentos de desamparo e desesperança, além de um forte senso de perda e luto pelas suas vidas anteriores e pela comunidade devastada.

Muitos lidaram com sentimentos de raiva, frustração e ressentimento em relação à resposta governamental e à falta de preparação para a catástrofe. O aumento da violência, criminalidade e problemas de saúde mental na cidade após o furacão refletiu nos graves impactos psicológicos. As consequências continuaram a se manifestar ao longo dos anos, afetando não apenas a saúde mental individual, mas também a coesão social e a recuperação da comunidade como um todo. Então organizações e profissionais de saúde mental devem ser mobilizados por prefeitos competentes, para estarem preparados para esta segunda onda da tragédia, que será muito mais prolongada que o tempo em que as casas estiveram submersas. Catástrofe a curto e longo prazo. Vejam: somente em Canoas, cerca de 70.000 casas foram inundadas ou destruídas.  

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck