Plante árvores, colha lembranças
A Estrada Getúlio Vargas, hoje BR116, foi construída por este grande ou maior presidente do Brasil, entre 1938 e 1941, e liga Porto Alegre e Caxias do Sul. Destinava-se a trazer a riqueza iniciante da Serra gaúcha para o porto do Rio Guaíba. Desbravando a mata virgem, foi uma obra máscula de engenharia. Alguém, à época, teve a inteligência de mandar plantar plátanos ao longo da estrada, a partir de Dois Irmãos. Árvores que alcançam 40 a 50 metros de altura e que foram trazidas pelos imigrantes italianos. Pode durar 2.000 anos e sua folha está na bandeira do Canadá. Na BR, suas galhadas enormes, no verão, formam um túnel verde espetacular e no outono transformam os acostamentos em um tapete vermelho/marrom. É a mais linda estrada do RS, senão do Brasil.
O Grupo Sinos está executando um excelente e meritório projeto de plantar plátanos e outras árvores, em sua área de atuação, incluindo a praça da igreja Católica de Hamburgo Velho. Lá, plátanos centenários foram salvos da morte, pelas má podas, graças a ação do então reitor da FEEVALE, Lauro Tischer, e do seu agrônomo Udo Sarlet. Lá também plantei, há 15 anos, quatro plátanos, dos quais um vingou e já é arvore alta, enfeitando a praça junto aos seus irmãos mais velhos salvos.
Voltando a BR 116: os turistas apressados em chegar a Gramado, usam a estrada que passa por Taquara, mais rápida. Se levarmos em conta, no entanto, que fazer turismo é conhecer novos lugares e belas paisagens, o seu acesso deveria ser, ou pelo túnel verde do verão, ou pelo tapete vermelho do outono, dos plátanos. Que um inteligente desconhecido mandou plantar há quase cem anos, usando o presente que os imigrantes italianos nos trouxeram.