Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 26/03/2025

Notas e Apartes 1.600

Coluna publicada em GSRN em 26-3-25

                                            

Lar Mãe Maria – A instituição foi criada em Santo Cristo há pouco mais de um ano com a finalidade de prestar atendimento direto a idosos depois de edificar sua sede. É presidida pela professora Rosane Ruedell e conta atualmente em torno de 120 associados. Na semana passada, após tratativas iniciadas há alguns meses, a Diocese de Santo Ângelo, o município e a entidade firmaram um protocolo de intenções.

Sede – A diocese, através do seminário local, doará ao município um terreno de aproximadamente 1,5 hectare para a construção da sede do lar. Um detalhe importante: a área a ser doada pode ser compensada como crédito futuro na realização de loteamento pelo seminário. Além disso, uma outra fração, de cerca de 1,3 ha, será objeto de termo de cessão de uso ao lar, destinada a caminhadas e atividades afins. Visando à construção da futura sede, a associação já recebeu doações expressivas em materiais de construção e dinheiro. Você também pode fazer sua doação e abater o valor de seu Imposto de Renda.

Genial – Como referi na última coluna, a ampliação do crédito ao consumidor através de empréstimo consignado é mais uma medida equivocada e eleitoreira do governo Lula. As pessoas vão se endividar cada vez mais. Se você tem um saldo de R$ 30 mil no FGTS, por exemplo, pode fazer um empréstimo bancário de até 10% do valor – R$ 3 mil, no caso. Aí, você dá como garantia seu saldo no Fundo e paga juros ao banco, entre 2,5 e 3,5% a.m., segundo o governo. Genial! Se o governo quisesse realmente ajudar a população, permitiria ao interessado sacar até 10% do saldo do FGTS diretamente, sem pagar juros. Não é por nada que nos três governos de Lula os bancos são os que mais lucram.

Juros – Durante o governo Bolsonaro, a taxa de juros (SELIC) fixada pelo Copom do Banco Central baixou para apenas 2% ao ano, entre agosto de 2020 e março de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Chegou ao máximo de 13,75%, em 2022. O presidente do BC é nomeado pelo chefe do Executivo pelo período de 4 anos, sendo 2 de seu mandato e 2 de seu sucessor. Lula passou o ano de 2023, e boa parte de 2024, criticando Campos Neto por manter os juros elevados para conter a inflação. Nomeado por Lula, Gabriel Galípolo assumiu a presidência do BC em 1º de janeiro deste ano. No último dia 19, a Selic subiu para 14,25% a.a. O Copom tem 9 membros, sendo que 7 dos atuais foram indicados por Lula. Pasme, leitor! O governo Lula está culpando o ex-presidente Campos Neto pelas duas últimas elevações da taxa Selic.

Autonomia – Lula falou aos quatro ventos que Gabriel Galípolo teria total autonomia no BC. Analistas preveem que o Copom deve definir nova alta de juros na próxima reunião. Resta saber se o PT vai culpar mais uma vez Campos Neto, que deixou a presidência do banco em dezembro. Segundo Lula, 2025 será o ano da “colheta”.

Decepção – Causou profunda decepção e indignação o discurso do presidente da Câmara dos Deputados proferido no último dia 19. Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que não existem perseguições políticas, nem presos ou exilados políticos no Brasil. Foi durante sessão solene realizada um dia após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pedir licença do mandato para morar nos Estados Unidos, para não ser alvo de “perseguição política” no Brasil. “Nos últimos 40 anos, não tivemos jornais censurados, nem vozes caladas à força. Não tivemos perseguições políticas, nem presos ou exilados políticos. Não tivemos crimes de opinião ou usurpação de garantias constitucionais”, disse Motta, que é acusado de receber propina em obras para construção de unidades de saúde na Paraíba. A mudança radical de Hugo Motta em relação ao que dissera em seu discurso de posse ocorreu um dia após ele participar de um jantar na casa do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ah, tá...

  Julgamento – Ontem, a 1ª Turma do STF iniciou o julgamento para definir se Jair Bolsonaro e outros denunciados sejam declarados réus em ação sobre suposto golpe de Estado, entre outros crimes. As defesas dos acusados tiveram apenas 15 dias para analisar milhares de páginas do processo. O advogado de Bolsonaro argumenta que não teve acesso a todas as “provas” contra o ex-presidente. Os togados alegam que isso, neste momento, não é relevante. É o julgamento mais parcial, político e vergonhoso que o Supremo já realizou. Lula foi julgado e condenado em todas as instâncias. Já Bolsonaro e os demais acusados não terão direito ao duplo grau de jurisdição, pois os processos iniciaram no Supremo, contrariando a Constituição e as leis.

Réus – Em continuidade, em sessão iniciada na manhã desta quarta, 26, a 1ª Turma está julgando a denúncia contra Jair Bolsonaro e mais 7 acusados. Enquanto escrevo, por maioria de votos, o STF já decidiu que eles se tornaram réus. Entre os julgadores, um é inimigo declarado de Bolsonaro, um disse que o ex-presidente é o próprio demônio e outro foi advogado de Lula durante vários anos. Todos imparciais, claro. Lembrete: Deus não compactua com injustiças.

Provas – Segundo vários juristas que analisaram o processo, as “provas” apresentadas contra Bolsonaro e outros são uma peça de ficção, uma falácia baseada em colaboração premiada de Mauro Cid, então seu ajudante de ordens. Foram 9 depoimentos, até Cid dizer o que o ministro Alexandre de Moraes queria ouvir. Moraes ameaçou prender Cid novamente e dar continuidade às investigações contra seu pai, sua mulher e a filha maior de idade. De acordo com a consultora jurídica Katia Magalhães, “A ameaça a parentes próximos aniquila qualquer possibilidade de voluntariedade na manifestação de vontade, requisito indispensável à validade de uma colaboração”.

Documentos – Advogados de vários denunciados alegam que em vez de elementos como agendas completas, computadores, celulares, pen drives e outros, há no processo informes de Polícia Judicial – o que é apenas uma interpretação da polícia – e isso impede o acesso à integra de tais “provas”. O Brasil é um país onde se prendem muitos inocentes e se soltam inúmeros bandidos.

Seleção – A goleada por 4x1 sofrida pela Seleção Brasileira contra a Argentina, em Buenos Aires, na noite de ontem (25), pelas Eliminatórias à Copa do Mundo, escancara a falta de organização do nosso selecionado. O técnico Dorival Júnior já convocou mais de 50 jogadores e não consegue formar uma base sólida. Vai ser difícil o país recuperar a hegemonia que já teve no futebol mundial. Aliás, a derrocada do Brasil não é apenas no futebol.

                                                                           Donato Heinen

 
Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck