Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness Academia
Por Donato Heinen. Publicado em 16/05/2025

Notas e Apartes 1.607

Coluna publicada em GSRN = 14-5-25 –


Leão XIV – A escolha do novo papa foi rápida, já no segundo dia de conclave. Natural de Chicago, Robert Francis Prevost é o primeiro papa norte-americano. Na última coluna, falei sobre a esperança de um conservador voltar à chefia da Igreja Católica. Embora pequena, a esperança existe, comentei. Prevost não é exatamente um conservador. É considerado moderado. O que é interessante. Pelo menos não teremos um novo papa vinculado à esquerda radical. A propósito, consta que Prevost é filiado ao Partido Republicano dos EUA. 

 Colheita – Em 2023, Lula disse que aquele seria o “ano da colheta”. Repetiu a profecia no ano seguinte. Como se sabe, não deu muito certo. Este ano, falou que 2025 será o “ano da colheta”. Cartaz divulgado pelo governo e criado pelo grande marqueteiro Sidônio Palmeira diz que “Lula salvou o INSS”. Segundo divulgado na imprensa, repasses para sindicato dirigido por um irmão de Lula cresceram 564%. Parece que, finalmente, a “colheta” deu certo... Dilma foi uma visionária quando falou: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.”

República Sindical – Lula foi forjado no peleguismo sindical. Passou décadas liderando greves e negociando com os donos de grandes indústrias no chamado ABC Paulista. O Imposto Sindical, que descontava compulsoriamente da conta dos assalariados o valor equivalente a um dia de trabalho por ano, foi eliminado na reforma trabalhista, em 2017. Isso reduziu drasticamente a receita dos líderes do peleguismo, sempre mais preocupados com seus interesses pessoais. 

Novas receitas – Assim, os sindicalistas e trambiqueiros profissionais viram, nos descontos criminosos de algumas dezenas de reais a cada mês nas contas de aposentados e pensionistas, sem a devida autorização, a possibilidade de forrar seus cofres. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério do Trabalho quintuplicou o valor das verbas para ONGs ligadas a centrais sindicais. Assim, a contribuição assistencial virou um novo filão para sindicatos. Vale lembrar que Carlos Lupi (PDT) foi demitido da pasta em 2013, na gestão Dilma Rousseff (PT). E embora seu passado repleto de acusações por corrupção, Lupi foi nomeado por Lula, em 2023, como titular do Ministério da Previdência, do qual foi demitido no início deste mês. 

Denúncias – Estranhamente, 8 entidades denunciadas por usarem assinaturas falsas em fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS não estão sendo processadas pela AGU. A própria AGU havia entrevistado 1.273 inativos vinculados a elas, entre abril e junho de 2024, dos quais apenas 31 confirmaram que tinham autorizado o desconto. 

CPMI – Em entrevistas no exterior, Lula acusa Bolsonaro de ser o responsável pelas fraudes no INSS. Como foi amplamente divulgado, nenhum parlamentar do PT e seus agregados assinou o pedido de instauração da CPMI do INSS. Deve ser porque todas as associações e sindicatos ligados às fraudes são de direita, inclusive aquele integrado pelo irmão mais velho de Lula, o tal Frei Chico. E os “pralamentares” de esquerda não assinaram o requerimento da CPMI pra proteger Bolsonaro. 

Sem registro – Paulo Teixeira (PT), ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, esteve reunido, no dia 7, com representantes da CONTAG, entidade investigada pela PF por fraudes no INSS. Mas Texeira esqueceu de registrar o encontro na agenda oficial do ministério. Edegar Pretto, presidente da CONAB, também participou da audiência, entre outros. Deve ser culpa de algum estagiário... 

Abril Vermelho – As secretariais estaduais de Segurança Pública receberam comunicado do ministro Teixeira para que as polícias militares e civis não prendessem os invasores de terras durante o chamado Abril Vermelho. Embora emitido em 10 de abril, o documento foi tornado público somente na última semana. 

Armadilha – No caso da roubalheira no INSS, Lula caiu na própria armadilha. Assim como agora, ele nunca admitiu qualquer culpa nos diversos casos de corrupção durante seus três mandatos. Lula sempre loteou a máquina pública entre comparsas dispostos a usurpar os cofres públicos. Assim, aconteceu na corrupção nos escândalos conhecidos como Mensalão e Petrolão. Já no caso da operação Lava-Jato, apesar de todas as provas e da devolução de bilhões de reais por dezenas de corruptos, Lula sempre alegou que se tratava de perseguição judicial contra ele. 

Assessores – Como é sabido, Lula nunca sabe de nada. Acredito que ele precisa reavaliar com urgência sua equipe de assessores. De que adianta ter centenas de pessoas ao seu redor se elas nunca o informam sobre os escândalos de corrupção que ocorrem no entorno dele?

Mistério – Mais uma viagem de Dona Esbanja ao exterior é cercada de mistérios. Ela foi à Rússia seis dias antes da comitiva de Lula. Janja usou o maior avião da frota da FAB, um KC-30, uma adaptação de Airbus A-330. Ao contrário de voos comerciais, este não está sujeito às tradicionais inspeções. Países como Letônia e Estônia, por exemplo, não autorizaram que o voo passasse por seu espaço aéreo. O que levantou várias suspeitas. Se alguém quisesse levar um certo tipo de mercadoria, não seria importunado. A lista de passageiros não foi divulgada. 

Malas – Circulam informações na internet sobre a bagagem da viagem a Moscou. Janja teria levado 200 malas. O que, evidentemente, foi desmentido. No entanto, à Revista Brasil Net, funcionários do setor de embarque teriam dito que “o volume de bagagem causou espanto, não apenas pela quantidade absurda, mas também pela logística envolvida – exigindo caminhões extras e um aparato de segurança ampliado”. 

Vergonha alheia – Após assistir ao filme brasileiro Ainda estou aqui, em Pequim, nessa terça-feira, junto com Dilma Roussef, Dona Esbanja pediu uma ‘SALMA” de palmas para a ex-presidente. Além disso, cometeu mais uma fake news ao afirmar que “a ditadura no Brasil causou a morte de milhares de homens e mulheres”. Na verdade, foram 434 em 20 anos de regime militar. Número que o comunismo chinês exterminava, às vezes, em apenas um dia. 

Dupla – Inter e Grêmio disputam pra ver quem tem a pior equipe. O futebol de ambos é medíocre. O Inter levou 11 gols nos últimos três jogos. Acho que o Colorado vai vencer a disputa do mais ruim. 

Vira Copos – Cumprimentos aos jogadores e dirigentes do Vira Copos. O representante de Santo Cristo conquistou o título da Copa Sul-rio-grandense de Futsal ao vencer a equipe de Venâncio Aires por 7x2, no domingo. 

Entrevista – Nesse sábado (17), completo 70 anos. Pedi um presente ao gerente da Regional, Baldur Luiz Bohrer. Uma entrevista no Cidade Alerta, programa que apresento na emissora há 36 anos, um mês e nove dias. Acompanhe a partir das 9h30. 

Donato Heinen 

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck