Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Há 33 anos no Alerta. Publicado em 12/11/2014

Há 33 anos no Alerta

Resumo das principais notícias veiculadas na edição no 100 do ALERTA, que circulou no dia 12 de novembro de 1981

Editorial – Com esta edição, chegamos ao número 100. Pouca gente acreditava, era dezembro de 1979, que pudéssemos atingir esta marca. Nós mesmos iniciamos na incerteza. Não que não confiássemos na nossa disposição e capacidade de trabalho; apenas desconhecíamos a receptividade que a nossa proposta teria junto ao público e anunciantes. Depois de quase dois anos de atividade, nosso retrospecto apresenta grandes alegrias e alguns dissabores. Mas tranquilamente podemos dizer: valeu e está valendo a pena.

Hospitais e médicos pedem mudanças no FUNRURAL – Foi realizada em Santa Rosa, no dia 4 de novembro, reunião geral de hospitais e médicos da região. O tema foi a crise que os hospitais atravessam com a progressiva desvalorização dos pagamentos feitos pelo FUNRURAL, os quais têm sofrido reajustes muito abaixo da inflação. (...) Os oradores que se manifestaram na reunião ressaltaram que o movimento reivindicatório não é contra os agricultores e, sim, uma tomada de posição em relação ao convênio do FUNRURAL.

Censo municipal – Foi realizado em Santo Cristo um censo municipal para saber quantas crianças de 0 a 5 anos existem, com vista à vacinação de Sabin de 24 de outubro. Existem em nosso município 1.740 crianças abaixo de cinco anos, sendo 504 na cidade e 1.236 no interior. O censo apontou que é alta a incidência de doenças infecciosas próprias da infância, tipo sarampo, varicela, caxumba, coqueluche e rubéola.

O cinema e a televisão – Santa Rosa tinha dois cinemas até alguns meses atrás. O Odeon continua funcionando, mas i Sideral, em Cruzeiro, fechou por ser deficitário. Este fato, aparentemente localizado, é apenas uma amostra de uma nova realidade que aparece no meio das artes e comunicações.  

Sociais – # No dia 9 de novembro, a jovem Maria Zuleika Banderó completou 15 anos. # Será no dia 30 de dezembro o tradicional baile de fim de ano do Clube Serrano. A animação estará a cargo do ITAMONE, de Caxias do Sul. # Carina Philippsen conquistou o 1º lugar no concurso de boneca viva, dia 7 de novembro, no Clube Serrano. # Filha de Clarice e Neri Ely, a pequena Vanessa completou três aninhos no dia 11.

Canarinhos de Novo Hamburgo – Numa promoção da Prefeitura de Santo Cristo, Diretoria de Ensino e Lions Clube de Santo Cristo, estarão se apresentando no centro social, dia 18 de dezembro, os CANARINHOS DE NOVO HAMBURGO. Trata-se de show artístico com duas horas de duração, dividido em três partes.

Ração caseira é mais barata – Criar animais bonitos, saudáveis e bem desenvolvidos é um dever do bom criador. (...) Os criadores do município estão abrindo os olhos e descobriram que fazer ração em casa é mais barato que comprá-la pronta. E não é tarefa difícil. A maioria dos ingredientes o criador possui em casa, os outros são facilmente encontrados no comércio da região. 

Donato Heinen 

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck