Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Há 33 anos no Alerta. Publicado em 13/01/2015

HÁ 33 ANOS NO ALERTA

Resumo das principais notícias veiculadas na edição nº 107 do ALERTA, que circulou em 31 de dezembro de 1981

Capa – Manchetes da capa da edição no 107: Adeus, ano velho. Bem-vindo, Ano-novo. Alguns desejos expressos para o ano de 1982: paz, amor, asfalto na BR 472, Itaipu, fartura, valorização do cruzeiro, eleições, queda do dólar, fora o Pólo Petroquímico e o ALERTA baixa o preço.

Serviços telefônicos – Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Santo Cristo, dia 9 de dezembro, o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT), José Hartmann, mostrou-se descontente com os serviços telefônicos, denunciando problemas que estão se tornando cada vez mais frequentes.

Lions Clube presente na comunidade – O Lions Clube Santo Cristo, como vem ocorrendo desde sua fundação, procura desenvolver diversas campanhas visando arrecadar fundos, que são distribuídos integralmente às entidades comunitárias ou pessoas carentes e deficientes. (...) Tudo que o clube arrecada é revertido em benefício da comunidade, o que vem ao encontro do objetivo leonístico, que é o de servir à sua comunidade.

Oposição venceu na AMRIGS – Em eleição realizada no último dia 10, foi eleita a nova diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Foi vencedora a chapa União Médica, de oposição, liderada pelo dr. Paulo Marroni, de Porto Alegre, que teve 380 votos a mais que a chapa Independência e Renovação. Votaram mais de seis mil médicos gaúchos. Em Santa Rosa, a União Médica obteve 20 votos contra 10 da Independência e Renovação.

Educação e capitalismo (Vicente Bogo) – O sistema capitalista visa o lucro, o progresso, o desenvolvimento, dentro de uma propalada livre concorrência (democracia!). Seu esquema é tão amplo que, em geral, todos os ambientes refletem esta realidade. O fato é tão evidente que se olharmos para dentro da escola, para o seu currículo, para o produto da educação hoje, o que vemos é uma “empresa” que vende serviços (títulos), ficando à margem o real espírito humanitário, isto é, o homem deixa de ser o centro, o fim último, para se tornar meio.

Eleições 82 – Coletados os dados da edição dominical de Zero Hora de 13-12-81, transcrevemos alguns da nossa região, dando uma visão panorâmica atual do eleitorado do Grande Santa Rosa. O RS conta, atualmente, com cerca de 4 milhões de eleitores, com predominância de homens. Em filiações, o PDS é o maior partido do Estado. Na oposição, há predominância do PDT, e o partido mais acanhado é o PT. O número de eleitores da região é de 97.656. O maior partido em número de filiados é o PDS com 1.751 eleitores. O menor é o PT com 92. O maior partido de oposição é o PMDB, que conta com 1.530 filiados. Das 11 cidades do Grande Santa Rosa, o PT só tem filiados em Horizontina.

Entrega de certificados – Dia 20 de dezembro, realizou-se a conclusão de curso da 1ª turma de concluintes do 1o grau da Escola de 1o Grau Imaculada Conceição, no salão da escola.

Donato Heinen

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck