Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 22/08/2015

Notas e Apartes 1116

Coluna publicada no jornal Correio Semanal de 21-8-2015

50 anos - Quem tem mais de 55 anos certamente ainda lembra o distante dia 20 de agosto de 1965, quando uma grande nevasca aconteceu em nosso Estado. Em Santo Cristo não foi diferente. E por aqui o fenômeno jamais se repetiu com tamanha intensidade. Mesmo já decorridos 50 anos, muitas lembranças continuam na memória da população.

Nevasca - Depois da nevasca que durou quase um dia inteiro, as pessoas saíram às ruas e pátios de suas casas para apreciar mais de perto esse espetáculo da natureza, jamais antes visto em tamanha proporção na região. Ainda lembro que bonecos de neve eram feitos e alguns mais corajosos faziam "guerra" com bolas de neve. A neve acumulada foi registrada em fotografias, embora as poucas câmeras disponíveis à época. 

Telhados - A neve se acumulou nas ruas, praças, pátios, telhados e lavouras. Algumas pessoas ficaram com receio da queda do telhado de suas casas devido ao peso da neve, retirando-a com enxadas e outros equipamentos, pois não sabiam quanto tempo duraria o fenômeno.

Greve – Coordenada por sindicatos da categoria, uma greve de três dias foi declarada no funcionalismo público do Estado na última quarta-feira. O motivo principal é o atraso ocorrido no pagamento dos salários de julho. Que, aliás, com enorme esforço foram complementados na semana passada. Desculpe-me quem pensa o contrário, mas esta greve não ajuda em nada para resolver o gravíssimo problema das finanças do RS. Como se fosse possível fazer aparecer dinheiro com tal medida. A greve só agrava a situação calamitosa de toda sociedade gaúcha porque não existe possibilidade real de render algum resultado concreto neste momento.

Justiça – Já referi aqui que resta o caminho da Justiça para reverter a situação da dívida com a União. Não é mais admissível que paguemos juros escorchantes ao governo federal. As cláusulas leoninas precisam ser revistas com URGÊNCIA. Para piorar, o contrato prevê sequestro de valores pela União, o que efetivamente ocorreu, deixando o governo completamente sem recursos e sem ação. Chega de sermos espoliados. É preciso dar um basta nisso. E mais, dentre aqueles que nos governaram ao longo dos últimos 40/50 anos, o menos culpado pelo caos é o atual governador.

Mobilização - A propósito, por que os sindicatos não se mobilizam para pressionar o Poder Judiciário a julgar o processo de revisão da dívida? Isso, sim, pode dar resultado concreto e encaminhar uma solução definitiva apara resolver em parte o problema financeiro. Ora, se a dívida era de 10 BILHÕES, já pagamos 22 BILHÕES e ainda devemos 47 BILHÕES à União algo deve estar muito errado. O governo federal age como o agiota que cobra o pai de família que fica sem recursos para colocar o pão na mesa dos filhos!

GRENAL – Abordo, ainda que tardiamente, o jogo atípico que foi o GRENAL do dia 10 de agosto. Algo de muito sério aconteceu no vestiário do Colorado naquela semana e principalmente no dia do confronto. Afinal, uma derrota de 5x0 do Inter frente ao Grêmio não ocorria havia 103 anos! De forma acertada, a direção contratou um colorado da gema, o santa-rosense Argélico (Argel) Fucks, ex-zagueiro do clube. Assim como o também ex-jogador gremista Roger, Argel reúne as condições necessárias para recolocar o time no caminho da vitória.

             

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck