Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Alberto Seibert. Publicado em 23/08/2016

Coluna do Beto

Publicada no jornal Tribuna Livre de 19-8-16

Bombeiros

Na quarta-feira, o Jornal do Almoço apresentou uma matéria sobre os atrasos nas entregas de apartamentos comprados na planta. Foi citado um prédio novo que está pronto desde janeiro de 2015. O prédio, só agora foi ocupado, porém sem todos os direitos, visto que aguarda pela liberação do PPCI, o qual, segundo citado, deve ficar pronto no final de 2017. O morador que foi entrevistado reclamou que os bombeiros já vistoriaram o prédio 3 vezes, sempre apresentando novas exigências. Assim, é possível que o PPCI não saia novamente. Nestas horas, a culpa toda recai nos bombeiros, quando a responsabilidade é de quem criou uma lei extremamente rigorosa. A Lei Kiss, já foi flexibilizada e ainda tramitam projetos para adequá-la à realidade, mas ela continua sendo um complicador que faz com que muitos permaneçam inertes diante de tamanha quantidade de imposições. Algumas destas imposições chegam a ser absurdas, pois há lugares que nem querendo se consegue colocar fogo, como é o caso de algumas quadras de esportes onde o piso e quase tudo é de concreto. Além do rigor desta lei, os legisladores esqueceram que o Corpo de Bombeiros não tem recursos e nem gente suficiente para dar conta de todo o trabalho. Quem paga por isso são os proprietários, que fazem adequações, adequações e adequações e ainda assim não atendem as imposições desta lei.

Eleições

Nesta semana, começaram as propagandas eleitorais que visam às eleições municipais deste ano. Várias são as alterações na legislação que visam diminuir gastos e, consequentemente, diminuir os abusos de quem mais poder econômico tem. É hora do eleitor avaliar as candidaturas, para tentar decidir por aquilo que é melhor para o município. Se nós queremos uma política honesta, devemos saber que o voto é uma responsabilidade, pois muito do que acontece na política nacional é porque o povo votou mal.

Vereadores

Ser vereador é uma responsabilidade, pois da mesma forma como nossos deputados estaduais se precipitaram ao aprovar a Lei Kiss, também há casos de projetos que travam o bom andamento de um município.  Muitas vezes é fácil aprovar algo, impondo o ônus, ou seja, os gastos aos cidadãos, porém estas imposições, que ingenuamente são votadas no sentido de melhorar, acabam por ser prejudiciais, pois entravam, burocratizam o andamento de atividades que trazem progresso. Por isso é preciso votar bem.

Doping

Tem coisas que a gente desconfia quase uma vida inteira que acontecem, porém nem sempre se tem como provar, sendo que por vezes a realidade aparece. Um caso é o da maioria das obras públicas construídas no Brasil, onde agora está provado que parte do dinheiro pago pelos serviços ou obras volta para os políticos. Outra é o do doping de atletas, onde foi revelado ao mundo que a Rússia operava um esquema estatal de doping. Diante deste fato, restam muitas perguntas: será que as outras potências no esporte não fazem o mesmo? Por que os países com melhores resultados são coincidentemente os mesmos onde estão sediados os maiores laboratórios farmacêuticos do mundo? O que vem antes o doping ou o exame antidoping quando um novo medicamento é inventado? Por que nos esportes coletivos há menos diferenças?

Inter

Ao contrario do que previra, o Inter perdeu em Chapecó. Começou o jogo não deixando o adversário jogar. No segundo tempo, o Inter dava indicativos de que venceria o jogo, pois se arriscou mais que o adversário. No final, quando o empate seria o resultado mais provável, o Chapecoense fez um gol e venceu. Acho que o placar foi injusto, mas não dá para reclamar porque o futebol tem dessas coisas. Para o domingo, novas esperanças diante do São Paulo. Se o Inter perder essa, esgota as gorduras e se não retomar as vitórias, vai ter um fim trágico. Eu ainda não acredito em Segunda Divisão, mas que o risco existe, isso existe.

* Seja solidário, participe neste domingo, da Festa do Seminário! 

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck