Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 16/06/2017

Notas e Apartes 1.204

Coluna publicada no jornal Tribuna Livre de 16-6-17

                                                                De Fremont, Califórnia, EUA

NBA – A National Basketball Association - Associação Nacional de Basquetebol - é uma liga profissional de basquetebol dos Estados Unidos e Canadá. A fundação da entidade ocorreu em 1946, em Nova Iorque. Por aqui, o basquete reúne milhões de torcedores aficionados. Que pagam fortunas para ver um jogo das finais.

  Ingressos – Pesquisei o valor dos ingressos para o primeiro jogo em Oakland, que fica a apenas 40 km aqui de Fremont. O menos caro custava US$ 520, cerca de 1.800 reais (dólar no câmbio livre). Desisti, evidentemente. Um torcedor pagou cerca de R$ 425 mil reais por dois ingressos para o último jogo das finais, nessa segunda-feira, em Oakland. Os donos da casa, Golden State Warriors, venceram o quarto de 5 jogos contra o Cleveland Cavaliers e se tornaram campeões novamente.  

Hortaliças – Aqui na Califórnia, é grande a produção de hortaliças. E os produtores enfrentam dificuldades na contratação de mão de obra, que é cara. O valor médio pago por dia ao trabalhador nas lavouras de hortaliças fica em 100 dólares. Já para quem trabalha na colheita de moranguinho, o preço sobe para 200 dólares diários. Embora, nesse caso, o número de horas trabalhadas seja menor. Por isso, o custo de produção aumenta. Para diminuir os custos, os produtores optam pela mecanização cada vez maior das lavouras. Nos Estados Unidos, o preparo do solo, o plantio e a colheita são realizados com máquinas. Outro fato que chama atenção é que em torno de 90% dos trabalhadores nas lavouras são imigrantes, especialmente mexicanos.

Clima – O clima aqui em Fremont é seco nesta época do ano. As temperaturas, esta semana, variam entre 13 e 18 graus (mínimas), embora estejamos no final da primavera, e 26 e 34 (máximas). Faz um pouco de frio de noite e de madrugada devido à proximidade da Baía de San Francisco, que fica a poucos quilômetros daqui. A baía é um estuário raso que drena em torno de 40% dos cursos de água do Estado da Califórnia. Recebe as águas dos rios Sacramento e San Joaquim, a partir das montanhas da Sierra Nevada. Da baía, as águas vão para o Oceano Pacífico.

TSE – O Tribunal Superior Eleitoral tomou sua decisão mais equivocada da história na sexta-feira, 9. Por 4x3, a chapa Dilma-Temer foi absolvida da acusação de abuso de poder político e econômico. O voto de desempate foi do ministro Gilmar Mendes, que também integra o STF. O TSE usou de subterfúgios para aprovar uma tese jurídica fajuta. Provas de uso indevido de dinheiro vindo de corrupção, juntadas aos autos durante a instrução, foram desconsideradas. Tribunal ignorou fatos relevantes. Foi um julgamento político e não jurídico. Embora todos saibam que eles cometeram crimes eleitorais, Dilma Rousseff e Michel Temer ficam impunes por decisão da Justiça Eleitoral. Lamentável.

Reações – A sociedade brasileira está tão desiludida com os políticos que assiste passiva e inerte esses conchavos. Quem havia ido às ruas pedir o “Fora Temer”, ficou mudo. Elementar, Dilma era a cabeça de chapa. Todos se abraçaram em resignado silêncio.  

Inter – O Internacional continua de mal a pior no Brasileiro da Segunda Divisão. Cada jogo é motivo de angústia e sofrimento para o torcedor. Time é mal escalado e fica mal posicionado em campo. Precisa melhorar bastante para voltar à primeira divisão este ano.

Grêmio – É a velha gangorra gaúcha. Quando um está em baixa, outro geralmente encontra-se em alta. Ao contrário do Inter, o Grêmio joga um futebol exuberante, de primeira linha. E tem todas as condições de conquistar pelo menos dois dos títulos que ainda disputa este ano. Entre eles a Copa Libertadores da América.

  Donato Heinen 

Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck