Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 07/07/2017

Notas e Apartes 1.207

Coluna NÃO PUBLICADA NO JORNAL TRIBUNA LIVRE DE 7-7-2017

                                     De Fremont, Califórnia, EUA

Coreia do Norte – Os insistentes testes com artefatos nucleares feitos pelo ditador Kim Jong-un, que governa a Coreia do Norte com mão de ferro, preocupam o mundo. Esta semana, a Coreia lançou um míssil balístico intercontinental. O artefato é capaz de atingir os Estados Unidos, segundo especialistas. Caso não seja interceptado pelo sistema antimíssil norte-americano, claro. Em eventual caso de guerra contra os EUA, a costa Oeste do país, onde se situa a Califórnia, poderá ser atingida. Se isso acontecer, espero que seja depois de agosto. Saio da Califórnia no final de julho.

Fremont – Situada no sudeste da área da Baía de San Francisco, Fremont integra o condado de Alameda, no Estado da Califórnia. Sua data de criação é 23 de janeiro de 1956, quando da incorporação de cinco comunidades menores. A população é de cerca de 230 mil habitantes. Integra o chamado Vale do Silício, região onde se localizam as maiores empresas de informática do mundo. A cidade abriga muitos estrangeiros, especialmente asiáticos.

 Casas – Aqui em Fremont não existem grandes edifícios. A quase totalidade das pessoas mora em casas de estrutura de madeira. Elas são construídas em um, dois ou três pisos e têm fundações de concreto. A estrutura é armada com vigas e caibros de madeira entrelaçada. Em ambos os lados, as paredes externas têm chapas de madeira compensada. Entre elas vai um material para conservar a temperatura amena mesmo no inverno. As chapas, por sua vez, tanto nas paredes internas como externas, são cobertas com uma imitação de reboco. Quem olha de fora acredita que se trata de edificação de tijolos. Como na região já ocorreram grandes terremotos, as casas construídas dessa forma são as mais indicadas para resistirem aos abalos sísmicos.

Assessores – Quase todos os deputados estaduais e federais mantêm assessores pagos com dinheiro público que não dão expediente nos gabinetes parlamentares, seja nos estados ou em Brasília. É um problema crônico que perdura há muitas décadas no Brasil. Um custo suportado pela sociedade, mas que não traz nenhum benefício em seu favor. É por essas e outras razões que a situação econômica do Brasil é essa que aí está.

Salários – Circulou nas redes sociais na semana passada informação sobre o valor recebido por conhecido político de Santo Cristo, que figura na folha de pagamento de um deputado estadual do PT. A remuneração total bruta mensal é de R$ 4.125,03. O fato gerou vários comentários. “Ele ganha mais do que eu com três pós-graduações”, disse uma professora de Santo Cristo. “Existem dois brasis: um dos que produzem e outro dos parasitas!”, esbravejou outro internauta.

Política – A instabilidade política afeta de maneira muito negativa a economia do Brasil. O mercado é muito sensível aos acontecimentos que agitam Brasília a cada semana. O grupo político chefiado pelo PT foi apeado do poder no ano passado, acusado de quebrar e roubar o país como nunca se viu antes na história. Outro grupo, que a ele era vinculado, tomou o comando da nação. Agora também acusado de corrupção e ladroagem em larga escala. 

Reformas – O Brasil necessita de reformas urgentes, especialmente a política. Mas os políticos não vão agir contra si mesmos. Outra é a reforma trabalhista. Temos uma CLT anacrônica, obsoleta e ultrapassada, que inibe a geração de novos empregos devido aos altos custos suportados pelo empregador. Nesse sentido, o atual presidente tem agido com pulso firme para alterar a legislação. Muitos se perguntam por que o povo não vai pra rua pedir a saída de Michel Temer como nos tempos de Dilma. Simples: ladrão por ladrão, é melhor que fique o grupo atual, que trabalha por mudanças estruturais. A volta da turma chefiada pelo maior ladrão do país certamente seria ainda mais prejudicial à nossa combalida economia.

Donato Heinen 

Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - LogomarcaSaldanha Prestadora de Serviços
Saldanha Prestadora de ServiçosCotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul