Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 12/07/2017

Notas e Apartes 1.207

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 12-7-17

De Fremont, Califórnia, EUA

Censura – A censura praticada por órgão de imprensa é um dos meios mais abjetos de reprimir a manifestação do livre pensamento. É típica de regimes totalitários, que não admitem ser contrariados.

Histórico - Atuo em jornal impresso desde o dia 19 de dezembro de 1979, há quase 38 anos, portanto. Os primeiros passos no jornalismo foram dados no jornal O ALERTA, que circulou em Santo Cristo e região desde aquele dia até abril de 1982. Eu era um dos proprietários do jornal e seu diretor. Foi no final do governo dos militares no país.

  Diversos veículos - Desde aquela época até agora, ocupei espaços em vários jornais da região, sempre manifestando minha opinião de forma livre e com responsabilidade. NUNCA, ATÉ A SEMANA PASSADA, havia tido uma linha sequer censurada. Mesmo no governo dos militares, classificado pelos representantes da esquerda nacional, atual e pretérita, como sendo uma ditadura. 

Mensagem - Na tarde do dia 6 de julho de 2017, após enviar o texto da coluna Notas e Apartes nº 1.207 ao editor do jornal, recebi dele a seguinte mensagem via Facebook: Donato, ou vc modifica a tua coluna, ou não será publicada desta forma. Isso vai criar problemas sérios, de ofensividade no que se refere nos 3 últimos itens”. Respondi a ele: “Como assim? Quais problemas? São fatos públicos e notórios, objetos de processos judiciais. Três (itens)? O caso do assessor? Qual ofensa? Sequer é identificado”. Resposta do editor: “Verifica o que escreveste, assim não publicaremos”. Mais adiante, escrevi: “Ok, publica o que você achar conveniente e possível”.

Supressão integral - Já na sexta-feira, fui informado que a coluna não havia sido publicada, sendo suprimida integralmente do jornal. Remeti, então, mensagem por e-mail ao proprietário do semanário indagando-o se era de seu conhecimento esse fato, ao que respondeu que “não acompanhara o fechamento da edição do jornal”.

Livre – Por ironia do destino, o nome do jornal é Tribuna LIVRE. A coluna também é publicada aqui no Gazeta Regional desde o dia 15 de fevereiro deste ano. Seguem os três tópicos que motivaram a censura.

Salários – Circulou nas redes sociais na semana passada informação sobre o valor recebido por conhecido político de Santo Cristo, que figura na folha de pagamento de um deputado estadual do PT. A remuneração total bruta mensal é de R$ 4.125,03. O fato gerou vários comentários. “Ele ganha mais do que eu com três pós-graduações”, disse uma professora de Santo Cristo. “Existem dois brasis: um dos que produzem e outro dos parasitas!”, esbravejou outro internauta.

Política – A instabilidade política afeta de maneira muito negativa a economia do Brasil. O mercado é muito sensível aos acontecimentos que agitam Brasília a cada semana. O grupo político chefiado pelo PT foi apeado do poder no ano passado, acusado de quebrar e roubar o país como nunca se viu antes na história. Outro grupo, que a ele era vinculado, tomou o comando da nação. Agora também acusado de corrupção e ladroagem em larga escala. 

Reformas – O Brasil necessita de reformas urgentes, especialmente a política. Mas os políticos não vão agir contra si mesmos. Outra é a reforma trabalhista. Temos uma CLT anacrônica, obsoleta e ultrapassada, que inibe a geração de novos empregos devido aos altos custos suportados pelo empregador. Nesse sentido, o atual presidente tem agido com pulso firme para alterar a legislação. Muitos se perguntam por que o povo não vai pra rua pedir a saída de Michel Temer como nos tempos de Dilma. Simples: ladrão por ladrão, é melhor que fique o grupo atual, que trabalha por mudanças estruturais. A volta da turma chefiada pelo maior ladrão do país certamente seria ainda mais prejudicial à nossa combalida economia.

Donato Heinen 

Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - LogomarcaSaldanha Prestadora de Serviços
Saldanha Prestadora de ServiçosCotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul