Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Alberto Seibert. Publicado em 13/08/2017

Coluna do Beto

#

INSS

Nesta semana, uma decisão liminar da 20ª Vara Federal de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, determinou que o INSS restabeleça todos os benefícios por incapacidade cancelados nos casos em que o segurado ainda não passou pela perícia, mas já realizou o agendamento. Essa decisão é um grande avanço no sentido de acabar com muitas injustiças que o INSS comete com segurados, mas não acaba com tudo. Essa operação do governo, chamada de “Pente Fino”, convoca para nova perícia quem tem auxílio-doença por mais de dois anos. O que acontece: os segurados, que normalmente têm exames laudos e atestados da época em que o benefício foi concedido, são obrigados a apresentar toda uma nova documentação médica que prove que a doença persiste. Ocorre que a maioria das pessoas que recebe auxílio-doença é pobre, sendo que o dinheiro que recebe mal paga o seu sustento, não sobrando dinheiro para pagar novas consultas e exames. Assim, a alternativa é o SUS, que demora, não só para uma nova consulta, como também para agendar e realizar os exames, tipo de imagem, que comprovam a existência da doença, pois até a obtenção destes novos exames, normalmente passam vários meses ou até mais de ano. Também é de lembrar, que são muitas as secretarias de saúde dos municípios que negam ou dificultam a repetição de exames já realizados anteriormente. Desta forma, muitos são os segurados que vão para a perícia de reavaliação com os exames antigos, perdendo seus benefícios por não apresentar exames médicos atualizados, por absoluta falta de condições financeiras. Esta é uma das razões que inúmeros benefícios de auxílio-doença são cancelados. O governo vangloria-se por tantos benefícios cortados, como se estes benefícios foram concedidos erroneamente, quando na verdade está cometendo uma tremenda injustiça para com os pobres, que não apresentaram documentos médicos novos por falta de recursos. A solução para tentar reverter a injustiça é buscar o Judiciário, onde também são exigidos exames contemporâneos, ou seja, novos e atuais. Mais uma vez, a economia do INSS que o governo apregoa é paga pelos mais necessitados. É triste, mas é a realidade.

Imposto de Renda

O governo, além de não atualizar as tabelas de Imposto de Renda, cogitou em aumentar as alíquotas para a classe média. Não demorou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez um discurso forte contra tal possibilidade, dizendo que na Câmara não seria aprovado. Seguiram-se várias manifestações contrárias de empresários e de gente importante. Desta forma, no mesmo dia, foi descartada a hipótese do aumento do IR. Dependendo do segmento que uma mudança atinge ele prolifera, mesmo que desagrade toda a população. Já se for outro, logo é descartado.

Reforma Política

Mudar a regra na última hora, sem que haja um amplo debate com os diversos grupos da sociedade, não me parece algo prudente. O provável é que as mudanças que estão em andamento venham para facilitar a reeleição de quem já está lá. Da mesma forma, devem favorecer os grupos maiores e prejudicar os menores, embora eu seja favorável a diminuição do número de partidos.

Trevo do Porco

Entre 7 e 8 horas e à tarde das 17h30 até 19h, muitas vezes é mais rápido ir de Santo Cristo a Santa Rosa, até uns 200 ou 300 metros antes do trevo, do que aguardar para cruzar este trevo. É de lembrar que a região tem deputados e agora um ministro, que ao que parece não se importam muito com o tempo que os motoristas perdem e com as vidas que já se foram e irão ser ceifadas neste local. Concluo dizendo que quem for para Santa Rosa para um compromisso que tenha hora certa, tipo a saída de um ônibus da rodoviária, deve sair bem antes nos horários próximos às 7 e 18 horas, pois é normal haver filas para atravessar o trevo.

Festa do Seminário

Como fiz em anos anteriores, volto a convidar toda comunidade para participar da Festa do Seminário, sendo que durante a semana passarei pelas casas e empresas oferecendo os cartões de almoço. Se alguém quiser cartões pode me ligar ou mandar um whatsapp para 99659 3563.  

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck