Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Alberto Seibert. Publicado em 18/09/2017

Coluna do Beto

#

Coluna

Nos últimos tempos anda bem complicado de escrever as colunas porque o assunto do momento é sempre o mesmo, a corrupção. Nossos telejornais só abordam a sujeira que é a política nacional, que vem de todos os lados. Estou decidido em parar de escrever, pois não ando me realizando por ter que escrever praticamente só do mesmo assunto, ou seja, aquele que está em pauta. Por outro lado, penso que outra pessoa poderia assumir este espaço, com novas visões, ideias e pensamentos, visto que as minhas já estão amplamente difundidas, sendo que por vezes repetidas ou repetitivas. Desta forma, irei no máximo até o final do ano, sendo que posteriormente outro me substituirá. Quero fazer coisas novas, por isso vou parar.

UFSC

Em Santa Catarina foi preso o reitor da Universidade Federal daquele Estado, por desvios de recursos. É triste saber que uma pessoa que deveria ser exemplo para os alunos e a sociedade comete este tipo de ilícito. Mais triste é saber que muitas pessoas se portam de forma honesta quando não detém um posto importante, porém quando chegam ao topo, parece que tem que aproveitar a chance. Essa, infelizmente é uma cultura entre parte das pessoas, que buscam a apropriação do dinheiro público como se fosse normal.

Lula

Em seu depoimento ao juízo Sérgio Moro, na quarta-feira, o ex-presidente atacou o seu ex-ministro Antônio Palocci, que o delatou, dizendo que o mesmo mentiu, é simulador, frio e calculista. Lula continua a negar que tenha cometido crimes, porém a delação do ex-ministro Antônio Palocci, somada a outras delações, está podo por terra a alegada inocência de Lula.

Blairo Maggi

No último final de semana passamos em São Miguel do Iguaçu-PR, terra natal do “rei da soja”, maior produtor de soja do Brasil. Lá, tem gente que conhece ele de tempos passados e que diz que não se surpreende com os ilícitos que os jornais vêm divulgando nos últimos tempos. Mesmo sendo ministro da Agricultura e com todo poder que a fortuna lhe proporciona, ele continua sendo alvo de investigações, pelas delações do ex-governador do Mato Grosso Sinval Barbosa (PMDB), visto que ontem, quinta-feira, foram realizadas buscas em seus domicílios.

Diferenças I

Nesta semana, li um texto escrito por Mateus Bandeira, intitulado “O sacrifício deve ser para todos”, fazendo uma referência aos tratamentos desiguais que são feitos aos servidores dos estados do RJ e RS, onde nem todos são iguais perante a lei. Faz um comparativo ente os funcionários dos três poderes, onde professores e policiais pagam pelos desgovernos que tivemos ao longo da história, enquanto os servidores dos outros poderes (Legislativo e Judiciário) recebem como se nada de anormal existisse. Em conclusão, ele diz: “A deterioração fiscal não começou por acaso. Foi engendrada por governadores e deputados ao longo de anos — com a complacência de magistrados e procuradores.  Ou seja, todos os poderes são responsáveis pelo caos nas contas públicas estaduais. Assim, todos devem contribuir para o desenlace da crise”.

Diferenças II

Ontem de manhã, o Bom Dia Brasil divulgou que o TRF4 aumentou a pena do ex-deputado Pedro Correa, envolvido na Lava Jato, omitindo a qual partido ele pertence ou pertencia. Na hora eu pensei que ele não deveria ser do PT, porque se fosse com toda a certeza o nome do partido seria citado. Fui ver, ele é filiado ao PP. Aliás, o que muito pouca gente sabe e que está revelado no livro de Vladimir Neto, sobre a Lava Jato, é a que a origem dos desvios da Lava Jato tiveram início com o falecido deputado José Janene (PP-PR) e Alberto Yussef. É claro que há vários partidos envolvidos neste escândalo, mas nem todos são noticiados da mesma forma pela imprensa nacional.

PMDB

A Polícia Federal concluiu investigação sobre uma suposta organização criminosa formada por integrantes do PMDB, sendo que Michel Temer é colocado pela PF no centro de tudo. Esta organização foi apelidada de “quadrilhão do PMDB". Esta adjetivação diz tudo. Aliás, é a soma deste partido com outros que revela a podridão da política nacional.

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck