Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Alberto Seibert. Publicado em 26/10/2017

Coluna do Beto

#

Escravidão

Parece que a Lei Áurea ainda não surtiu todos os efeitos que se esperava. Agora, o governo emitiu uma portaria, acrescentando a definição de que haja “restrição da liberdade de locomoção da vítima”, restringindo também a fiscalização e divulgação de uma lista suja. Antes a lei brasileira considerava que bastavam condições degradantes e análogas a escravidão para caracterizar o crime. As reações vêm de todos os lados, sendo que o Brasil, com tal portaria, anda na contramão do que preconiza a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Apesar de ir contra o que se espera de uma sociedade moderna, o governo Temer editou tal portaria para atender a bancada ruralista.

Compra de votos

Ao que tudo indica, a portaria que altera a definição sobre trabalho escravo, restringe fiscalização e também a divulgação da lista suja, foi uma imposição da bancada ruralista para votar contra os processos que pesam sobre Temer. São trocas de favores, ou melhor, compras de votos. É o famoso toma lá, dá cá. O intrigante nisso tudo é que comprar voto em uma eleição é crime, enquanto que comprar votos de parlamentares não dá em nada, a não ser um pouco de barulho.

Ponte PX

Nesta semana ganhou força a construção da ponte em Porto Xavier, tendo em vista que a bancada gaúcha indicou a obra, juntamente com a BR 116, como prioridades para receber verbas de emendas. A imprensa da capital questiona esta prioridade, citando o fato de não haver projeto pronto. Nós, aqui, queremos uma ponte, mas ela realmente não é uma prioridade se a gente analisa toda a conjuntura de obras necessárias. Em termos de atravessar o Rio Uruguai, na fronteira, eu já me daria por satisfeito se os horários das balsas e aduanas fossem estendidos do início da manhã (6h) até as 22 horas, sem interrupções.

Multas

Uma resolução do Contran libera o parcelamento de multas de trânsito com cartão de crédito ou débito. Não vejo problema algum com tal medida, pois penso que é algo bom, tanto para o governo quanto para quem deve uma multa. Nossos governos sempre têm boas iniciativas quando é receber o que é seu. Ocorre, que não agem da mesma forma quando o agricultor, o comerciante ou qualquer profissional ou cidadão do povo têm a receber, tendo em vista que nossas leis são muito permissivas ao calote e depois que ele é dado, muitas vezes não há como receber.

Calçamento

Toda a vez que a gente dá uma viajada, sempre encontra algo a comentar. Fomos no último feriado visitar  a irmã mais velha de minha mãe no município de Sulina-PR. O GPS nos orientou a entrar por um caminho que desconhecíamos, onde os últimos 9 km eram de calçamento. Não era exatamente um calçamento puro, pois como foi feito faz muito tempo, sendo que acabou ficando praticamente intransitável, ou seja, todo desnivelado e cheio de buracos. Aliás, buracos em calçamentos não é nenhuma novidade, pois acontecem em todo lugar. Para resolver a situação, colocaram sobre o calçamento cascalho e terra e o trecho voltou a ser transitável. Restou o problema da poeira, mas agradou aos motoristas.

Inter

Fazia bastante tempo que eu não ia num lugar público ver um jogo do Colorado. Na terça-feira, fui ao Clube Serrano, mas só assisti o primeiro tempo, pois o jogo foi tão vergonhoso que não aguentei assistir lá até o final. Fui para casa ver sozinho aquele jogo horroroso. Por fim, o Inter conseguiu um empate, pois se alguém merecesse ganhar, seria o Boa Esporte. O Inter anda mais ou menos como nosso país, o Brasil, pois dá vergonha com a falta de futebol e a roubalheira institucionalizada.

Grêmio

O jogo do Tricolor com o líder Corinthians, em São Paulo, também não foi nada bom, pois os dois times estavam mais preocupados em não perder do que de tentar ganhar. É duro ver líder e vice jogando um futebol medíocre. Aliás, está na hora da Fifa mudar as regras do jogo para melhorar os espetáculos. 

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck