Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Alberto Seibert. Publicado em 22/11/2017

Coluna do Beto

#

Racismo

Vazou para a internet um vídeo em que o jornalista William Waack faz comentários racistas por causa de um motorista que estava buzinando num local onde seria feita uma reportagem. A atitude do jornalista é lamentável e até condenável, visto que é uma pessoa culta e que deveria ser exemplo e não motivo de reprovação. Por outro lado, ficar buzinando para chamar ou avisar alguém é algo que quase sempre irrita outros, principalmente quando a buzinada atinge pessoa diversa, que não tem nada a ver com o fato. Em ambos os casos é falta de educação, um desrespeito para com o semelhante.

Rótula I

Nesta semana, foi concluída a rótula no cruzamento entre a Rua Dom Pedro II e a Rua Tenente Jung. Na minha visão, é algo que vai melhorar muito o trânsito de nossa cidade, especialmente nos momentos de pico, visto que em determinadas horas era bastante difícil se fazer a conversão a esquerda ou ir para o lado oposto da Dom Pedro. Aliás, antes desta rótula, para se ir de um lado para o outro da rua, eram necessários alguns malabarismos, andando-se algumas quadras a mais para não ter a tranqueira e o risco de acidente. Agora, ficou seguro e se eventualmente algum acidente acontecer, o provável é que seja de pequena monta.

Rótula II

Vejo com simpatia a construção desta rótula. É uma obra pequena, de baixo custo e que há muito se esperava. Não resolve todos os problemas de trânsito, mas ajuda um tanto. Há outros gargalos que espero sejam resolvidos, onde outras rótulas podem ou devem ser construídas. Uma delas é no cruzamento da Dom Pedro II com a Rua Bahia. Para ir todos os dias a Santa Rosa, saio da garagem, que fica na Rua Bahia, vou até a Rua Padre Gallas, para naquele local entrar na Dom Pedro II. Faço isso porque acho muito perigoso fazer esta manobra pela Bahia, pois naquele local praticamente não se tem visão para a esquerda quando há carros ali estacionados. Já atravessar a Dom Pedro é bem pior, pois além da pouca visibilidade, há motoristas que não respeitam os limites de velocidade.

Rótula III

Outro ponto que eu penso ser de risco é a esquina do Banco do Brasil, visto que são muitos os motoristas que não respeitam ou não sabem que a preferencial é a Rua Padre Augusto. Como no local há trânsito de caminhões, uma rótula pode não ser a melhor solução, mas algo poderia ser feito para dar mais segurança.

Futebol

Eu estou para ver a esculhambação que vai ser quando o árbitro de vídeo for implantado definitivamente no futebol. Vamos pegar o jogo Itália e Suécia, que decidiu uma vaga para o mundial, onde eu, pelos critérios de arbitragens que vêm sendo adotados, vi, no primeiro tempo, dois pênaltis a favor da Suécia e não marcados. Na hora do lance, o juiz dá seguimento ao jogo. Um, dois ou três minutos depois é marcado o pênalti pelo árbitro que confere os vídeos. E se nesse meio tempo acontecesse um gol de quem teria o pênalti a seu favor? E se for do adversário? Será que o gol, pós-pênalti não marcado, vai valer ou será anulado? Em tese, teria que ser anulado, visto que o jogo teve seguimento após uma irregularidade. Esta e tantas dúvidas que tenho, certamente não irão contribuir para a melhora do espetáculo. Quem for o prejudicado vai se sentir injustiçado, como aconteceu no último mundial de clubes. Na minha visão, os erros de arbitragem são normais e que ora acontecem a favor, ora contra. Normalmente, o melhor vence. Se na prática isso nem sempre acontece, como nesse jogo citado, onde só a Itália tentou jogar, é porque o futebol se aprimorou tanto que hoje se um time se retrancar, é muito difícil levar gol. Bastaria acabar com o impedimento que o futebol voltaria a ter brilhantismo, visto que não seria um único gol que definiria uma partida e sim vários. Por fim, tenho que dizer que a Itália, especializada em retrancas, tomou do próprio veneno e está fora do mundial da Rússia.

Inter

O Colorado estará de volta à primeira divisão em 2018. Nada para se comemorar, pois muitas dúvidas ainda estão no ar. O time está muito ruim, e se não melhorar bastante, pode ser novamente rebaixado.  

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck