Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 06/03/2018

Notas e Apartes 1.241

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 7-3-18

                                                                                              De Amã, Jordânia

Maratona – O deslocamento de ônibus entre o Cairo e Jerusalém foi uma verdadeira maratona. Demorou 24 horas, da meia-noite de segunda-feira (26) até terça. Foram diversos ônibus e táxis até o destino.

Fronteira – Percorremos toda parte Sul da Península do Sinai, no Egito, circundando os golfos de Suez e Áqaba, até chegar a Israel por Eilat. A fronteira do Egito na península é muito vigiada. Ao contrário de outras regiões que percorri de carro durante 9 dias. Em pleno deserto, têm postos de controle da polícia com soldados fortemente armados a cada 20, 30 km. O que atrasa muito a viagem devido às constantes revistas de bagagem e apresentações do passaporte.

Israel - Localizado no Oriente Médio, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, Israel é uma democracia parlamentar. O país foi criado depois da II Guerra Mundial, em 14 de maio de 1948, quando David Ben-Gurion, chefe-executivo da Organização Sionista Mundial, declarou o estabelecimento de um Estado Judeu. A população atual do país é estimada em cerca de 7,9 milhões de habitantes.

Tel Aviv – Situada junto ao Mar Mediterrâneo, Tel Aviv é a capital financeira de Israel, tendo Jerusalém como cidade mais populosa e sua capital, embora não reconhecida assim pela comunidade internacional. A exceção de Donald Trump, presidente dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital no final em dezembro de 2017 e prometeu transferir a embaixada norte-americana para lá. O que gerou uma série de protestos e conflitos dos palestinos.

Jerusalém – Milhões de turistas visitam a cidade sagrada todos os anos. Em 2017, Israel bateu o recorde ao receber 3,6 milhões de pessoas. O número de turistas vindos do Brasil aumentou 65% em relação ao ano anterior, superando a marca de 51 mil viajantes ao adotar uma estratégia para atrair outros públicos, além do religioso convencional. Jerusalém é uma cidade sagrada tanto para judeus, muçulmanos e cristãos.

Parlamentarismo – O sistema de governo é o parlamentar, sendo seu atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que é também o chefe do partido conservador Likud. O parlamento legislativo unicameral é formado pelo Knesset. Considerado um país desenvolvido, tem o 40º maior PIB nominal do mundo e o mais alto padrão de vida do Oriente Médio. Israel tem uma das mais elevadas expectativas de vida do mundo.

Dimensões – Com área total de apenas 27.800 km quadrados, Israel é um país muito pequeno. Não chega a um décimo da área do RS, por exemplo, que tem 281.748 km quadrados. São 470 km de extensão com largura máxima de 135 km. Estamos no final do inverno aqui e as temperaturas variam muito, principalmente nesta estação do ano. Faz frio nas regiões montanhosas, até com ocorrência de neve, inclusive em Jerusalém. Já cidades como Tel Aviv e Haifa têm clima mediterrâneo típico.

Água – Com pouca chuva, o país precisa da água do mar para várias finalidades. Tem um processo de dessalinização bastante avançado. A maioria das lavouras é irrigada, muitas delas no sistema de gotejamento. A energia solar também está muito presente. Modernas técnicas de produção permitem que Israel tenha autossuficiência na produção de alimentos, principalmente de grãos e carne.

Amã – Estou na capital da Jordânia desde a noite de segunda-feira. Fico três dias por aqui e retorno para Jerusalém. Desejo um abençoado Dia da Mulher a todas as mulheres.

Donato Heinen

 
Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul