Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 07/05/2018

Notas e Apartes nº 1.249

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 2-5-18


Dia do Trabalho – Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil e em vários outros países. A história remonta ao ano de 1886, quando milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago, nos EUA, para reivindicar melhores condições de trabalho. Existem relatos de que no Brasil a data é comemorada desde 1895. Parabéns a todos os trabalhadores no Dia do Trabalho, comemorado ontem.

FENASOJA – Já relatei aqui que havia participado de todas as edições da FENASOJA, desde a primeira, em 1966, até a 19ª, realizada em 2012. Essa sequência infelizmente foi interrompida em 2014 e 2016, quando estive em viagens ao exterior. Mas tenho a alegria de voltar à feira na 22ª FENASOJA, que termina nesse domingo, no parque de exposições de Santa Rosa.

MUSICANTO – O evento nasceu em 1983, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa. Foi realizado anualmente em sequência, durante vários anos. Teve algumas interrupções e ocorreu em anos intercalados. Agora, numa parceria com a FENASOJA, a 27ª edição do MUSICANTO SUL-AMERICANDO DE NATIVISMO aconteceu no parque de exposições nas noites de 27 a 29 de abril. Parabéns aos organizadores pelo resgate do evento e principalmente pela parceria com a FENASOJA.

Aécio – Há duas semanas, o STF aceitou denúncia por corrupção contra o senador Aécio Neves (PSDB/MG). Como o leitor sabe, NENHUMA PESSOA foi às ruas para protestar contra essa decisão. Esta é a grande diferença entre quem condena a corrupção independente de partido e aqueles que defendem aquele que é acusado pela Justiça de ser o maior corrupto do país. Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. Em vez de aceitar a decisão da Justiça, a direção do seu partido e centenas de militantes transformados em massa de manobra apoiam seu líder, que deu um péssimo exemplo ao Brasil e ao mundo ao receber milhões de reais indevidamente. A propósito, há uma enorme diferença entre os dois casos. Enquanto Aécio é apenas denunciado, Lula já foi condenado em 2ª instância, além de responder a vários outros processos por corrupção.

O Espectro – Na sinopse do livro Hugo Chávez: O Espectro, de Leonardo Coutinho, se lê: “O que levou um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do planeta e com uma localização estratégica ao maior colapso financeiro e institucional do Ocidente? A destruição da Venezuela é apenas a face mais evidente de uma intrincada rede de organizações políticas e criminosas que foram criadas ou alimentadas por Hugo Chávez”. 

Venezuela – Algumas informações trazidas pelo livro do escritor Leonardo Coutinho. Em 1922, descobriu-se a primeira grande jazida de petróleo na Venezuela. Em seis anos, já era o segundo maior produtor de petróleo do mundo. Em 1998, surgia um "Salvador da Pátria" que ia acabar com a pobreza do povo: Hugo Chávez. A PDVSA, estatal do petróleo, foi usada por Chávez para a construção do "seu mundo". Em acordo firmado com Cuba, a Venezuela remeteria 53 mil barris de petróleo diários para Cuba, em troca do envio de 12 mil "médicos" cubanos para a Venezuela. A partir de 2014, com a posse de Maduro em função da morte de Chávez, a destruição do país se acelerou. A inflação alcançou 700%, e o índice de desabastecimento chega a ser superior a 80%. Em 2017, a inflação foi de 2.616%, a maior do planeta. No final de 2016, 93,3% dos venezuelanos não tinham como cobrir as despesas com alimentação para garantir uma dieta mínima. 

Preços – Segundo pesquisa do jornal venezuelano El Nacional, 1 kg de carne bovina em Caracas custa 2.245.000 bolívares. Já a caixa de sabão sai por 3 milhões de bolívares. O salário mínimo da Venezuela está em 392.646 bolívares. Faltam produtos e as filas nos supermercados são constantes. Conforme o jornal La Verdadeo preço da carne pode ultrapassar em oito vezes o salário mínimo. É este país falido que serve de modelo para a esquerda brasileira.  

Donato Heinen

Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul