Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 09/05/2018

Notas e Apartes nº 1.250

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 9-5-18

Barbosa – O ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa filiou-se há cerca de um mês ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Embora bem cotado nas pesquisas eleitorais, Barbosa nunca foi unanimidade no partido para disputar a cadeira de presidente da República. É alguém fora do mundo tradicional da política e que nunca disputou uma eleição. Seria uma das novidades do pleito de outubro e com chances reais de ser eleito.

Razões - Ontem, Barbosa anunciou que não mais tem interesse em ser candidato ao Planalto. Analistas políticos apontam três razões principais que o teriam levado a desistir da candidatura presidencial. O receio de ter sua vida pessoal devassada, já que tem algumas passagens nebulosas; a contrariedade de seu único filho em aceitar que o pai concorresse; e a falta de vontade de deixar a boa vida que leva depois de se aposentar no STF.

Herança – Barbosa certamente herdaria uma boa parcela dos eleitores que votariam em Lula. Também angariaria votos em outros segmentos devido ao reconhecimento de seu trabalho como relator do processo do Mensalão, que levou à prisão os primeiros criminosos de colarinho branco da política brasileira. Além disso, Joaquim é novo na política, tem origem humilde e lutou muito para alcançar diversos cargos de expressão na vida pública. Isso certamente também o ajudaria, com reais chances de ser eleito. Apesar disso, Barbosa acabou desistindo antes mesmo de ser candidato.

Incógnita – Diversas razões fazem com que tenhamos em outubro uma eleição atípica. O impedimento da candidatura de Lula devido à sua condenação e prisão pela Justiça Federal  e a impopularidade do presidente Michel Temer, embora as conquistas obtidas por seu governo na recuperação da economia e a redução dos índices de inflação, são dois fatores que vão contribuir para uma eleição que difere do convencional.

Recurso – Novo recurso dos advogados de Lula para tentar sua soltura está em julgamento no plenário virtual na Segunda Turma do Supremo. Nessa modalidade, o julgamento não ocorre em reunião formal dos 5 ministros que compõem a turma. Os votos são apenas lançados no sistema informatizado do STF. O prazo de votação termina no dia 10. Além de Édson Fachin, relator do processo, Dias Tóffoli também já votou. Ambos contra o recurso. Ainda faltam os votos de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello. Gilmar já declarou que o recurso está prejudicado por razões processuais. Por isso, as chances de Lula ser solto esta semana são pequenas.

Derrubador – O Grupo de Bolão Derrubador foi fundado em 28-6-1928. Atualmente, possui 35 associados. O aniversário do Derrubador foi comemorado antecipadamente em jantar-baile ocorrido no Clube Serrano, em Santo Cristo, no último sábado. Certamente, é um dos clubes de bolão mais antigos do nosso Estado, com atividade ininterrupta há 90 anos. Parabéns a todos os bolonistas que projetam o nome do município além fronteiras.

GRENAL – Contando com uma das melhores equipes do Brasil e da América do Sul, o Grêmio é favorito no Grenal de sábado, válido pelo Campeonato Brasileiro. Joga em casa em vem embalado por sucessivas goleadas obtidas em vários jogos nas últimas semanas. Já o Inter, com 4 pontos na competição, está próximo da zona de rebaixamento decorridas apenas quatro rodadas. Mas, como diz um velho ditado, Grenal é Grenal. Embora favorito, o Tricolor precisa transformar em gols esse favoritismo em campo.

Mães – Em nome da minha mãe, dona Guisella, e da minha esposa, Luciana Talheimer Heinen, rendo minhas homenagens a todas as mães. Em especial àquelas que me dão o prestígio da leitura da coluna. Um beijo carinhoso a todas as mães. Feliz e abençoado Dia das Mães.

                                                                                         Donato Heinen

 
Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul