Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 06/06/2018

Notas e Apartes nº 1.254

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional


Greve – A greve dos caminhoneiros conseguiu praticamente parar o país. Nos primeiros dias, teve o apoio da grande maioria do povo. Mas a população começou a se manifestar contra depois que a mobilização teve continuidade com o uso de graves ameaças por parte de pessoas infiltradas no movimento, impedindo muitos motoristas de trabalhar, embora quisessem fazê-lo. Sindicalistas e marginais ligados a conhecidos partidos políticos de esquerda foram acusados de usar a violência contra quem queria seguir viagem. A anarquia certamente não vai trazer melhorias ao país em nenhum segmento econômico. Pelo contrário. Só causa prejuízos a toda sociedade. A conta será paga por todos nós.

  Boatos – Em tempos de redes sociais proporcionando a comunicação quase instantânea nos 4 cantos do mundo, a difusão de boatos aumenta a cada dia. Seja através de texto, foto, vídeo ou áudio. Um dos temas preferidos das chamadas “fake news” é a política. Mas também ganharam força na última semana as mensagens falsas acerca da suposta retomada da greve dos caminhoneiros, que se daria na última segunda-feira. E como teve gente que acreditou!

Desmentidos – Nos últimos tempos, tenho dedicado boa parte de meu tempo para desmentir fake news nas redes sociais. Os indícios mais claros para identificar um boato são o tom alarmista com pedido de compartilhamento, informações vagas, sem citar fontes confiáveis, e erros de português no caso de boato escrito. Fico impressionado como as notícias falsas têm credibilidade muito maior que as verdadeiras na mente do povo.

Filas – Extensas filas se formaram nos postos de combustíveis também em Santo Cristo, no final de semana, na busca de gasolina. Acredito que o motivo principal foi a boataria sobre possível nova paralisação dos caminhoneiros. Quem acreditou e enfrentou fila certamente se sentiu um perfeito idiota ao se convencer finalmente que se tratava de boato. Impressionante!

  Mais cara – Certamente, a grande maioria dos leitores já ouviu alguém dizer que temos no Brasil a gasolina mais cara do mundo. O que não é verdade. Não figuramos sequer entre os VINTE países com a gasolina mais cara. Aqui bem próximo de nós, no Uruguai e na Argentina, já temos dois exemplos onde o produto custa mais que no Brasil. Quem divulga isso ou é mal informado ou mal-intencionado. E a grande maioria das pessoas aceita a afirmativa como verdadeira. Quase ninguém confere para ver se a informação é verídica.

  Tocantins – O governador e o vice do Estado de Tocantins tiveram os mandatos cassados. Por isso, ocorreu nova eleição no domingo. A senadora Kátia Abreu (ex-PMDB), foi senadora do governo de Dilma Rousseff. Agora no PDT, concorreu ao governo daquele Estado. Kátia era líder nas pesquisas até poucos dias antes do pleito. Na semana passada, ela recebeu o apoio do ex-presidente Lula, através de carta lida em vídeo pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e usado na campanha da candidata do PDT. Em vez de ajudar a obter mais votos, o vídeo com o apoio de Lula teve repercussão tão negativa que Kátia Abreu acabou em 4º lugar na eleição.

  Rússia – Embarco para a Rússia nesta quinta-feira para acompanhar de perto mais uma Copa do Mundo. Também pretendo conhecer outras atrações no maior país do Globo, situado em dois continentes, Ásia e Europa. Além de visitar outras nações que integraram a antiga União Soviética. A partir da próxima edição, a coluna vai trazer informações diretamente da Rússia. Será o 67º país que vou conhecer.

  Seleção – Sob o comando do técnico Tite, o Brasil passou novamente a jogar um futebol diferenciado. Mas o caminho para a conquista do hexacampeonato mundial é longo e árduo. Tenho fé na seleção. Mas sem muita convicção.

  Donato Heinen

 
Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul