Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 04/07/2018

Notas e Apartes nº 1.258

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 4-7-18


De Samara, Rússia

  Trem – Vim de Moscou a Samara de trem. Foram 21 horas de viagem, de sábado à tarde até domingo. Mas com muitas paradas pelo caminho. Cinco de cerca de meia hora e outra de uma hora. São paradas para esticar as pernas, comprar algum suprimento e fumar. Nesse particular, como referi na coluna anterior, é impressionante o número de fumantes por aqui. E com muitas mulheres entre eles. As paradas também servem para ajustar os cruzamentos de trens, que ocorrem com frequência nos 1.100 km que separam as duas cidades. Mesmo na terceira classe, a viagem é feita em cama confortável. São seis por cabine, 54 em cada vagão. Ao preço de cerca de R$ 250,00.

  Samara – Sexta maior cidade do país, Samara fica na parte sudeste da Rússia Europeia, onde se juntam os rios Volga e Samara. A cidade é conhecida pelo importante centro aeroespacial, multiculturalismo, diversidade religiosa e festivais. Além disso, se destaca nos campos da engenharia mecânica e metalúrgica. O estádio Cosmos Arena foi construído para sediar jogos da Copa do Mundo, tendo sua estrutura básica em aço e tem formato de nave espacial.

Centro aeroespacial – Fundada no ano de 1586, a cidade de Samara é sede do polo aeroespacial russo. Tem como uma de suas marcas um monumento de 68 metros de altura retratando a nave espacial Soyuz, que serviu para o cosmonauta russo Yuri Gagarin viajar pelo espaço. Ele foi o primeiro homem que realizou esse feito, na década de 1960. Em Samara, também se localiza um bunker com 37 metros de profundidade,  edificado na época da chamada Guerra Fria e destinado a proteger o líder político russo Josef Stalin.

Lada – A fábrica de automóveis fica no Estado (Óblast) de Samara, na cidade de Tolyatti. Como já referi na coluna, nos anos 1990 o Brasil importou esses carros daqui. Mas os Lada de hoje não lembram os daquela época.

Rio Volga – Com 3.688 km de comprimento, o Rio Volga é o mais extenso da Rússia. Ele se situa ao lado da cidade de Samara, onde existe uma bela praia às suas margens.

  Estátua - Na Praça Ploshchad Slavy tem uma estátua de 13 metros de altura de um homem com asas nas mãos. O monumento simboliza a época em que Samara era a principal fornecedora de aviões de guerra para o Exército soviético, no período da Segunda Guerra Mundial.

  Brasil x México – Brasil e México já se enfrentaram 4 vezes na fase de grupos em Copas do Mundo. Foram três vitórias brasileiras e um empate. Agora, mais uma vitória do nosso selecionado. Desta vez, pelas oitavas de finais da Copa da Rússia, em Samara. Vi a vitória de 2x0 no Estádio Cosmos Arena, na tarde quente de segunda-feira. O confronto ocorreu às 18h daqui.

  Kazan – Sigo nesta quarta-feira para Kazan, onde o Brasil enfrenta a forte Bélgica pelas quartas de finais da Copa no dia 6. Será um jogo ainda mais difícil do que contra o México. Vencendo, vamos para a semifinal, em São Petersburgo, no dia 10. Enfrento 22 horas de trem de Kazan a São Petersburgo no domingo. Pouco mais de 1.500 km separam as duas cidades. Já de Samara a Kazan são cerca de 360 km.

  Adversários – Devido a combinação de chaves, os possíveis adversários brasileiros mais difíceis rumo ao hexa estão nas fases anteriores à final. Teoricamente, é mais difícil chegar à final do que vencer o jogo decisivo no dia 15.

    Donato Heinen

 
Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - LogomarcaSaldanha Prestadora de Serviços
Saldanha Prestadora de ServiçosCotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul