Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 12/12/2018

Notas e Apartes nº 1.281

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 12-12-18


Adiamento – Como o leitor pode acompanhar pela imprensa, o julgamento do último habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula foi interrompido por um pedido de vista do ministro do STF Gilmar Mendes, quando a votação acusava dois votos a zero contra o deferimento do pleito. O julgamento deve ser retomado somente no ano que vem devido ao recesso do Supremo. O adiamento garante que Lula não vai sair da cadeia tão cedo.

Prisão domiciliar – A tentativa dos advogados do ex-presidente para conseguir sua prisão domiciliar também deve resultar frustrada. Está em andamento uma manobra da Comissão de Direitos Humanos do Senado para ajudar a beneficiar Lula com esse regime. Mas a juíza Carolina Lebbos frustrou parte do plano ao vetar que os senadores dessa comissão visitassem novamente o presidiário em Curitiba.

Argumento - A juíza desconfia que o real objetivo dessa visita seria alegar que Lula estaria sofrendo de depressão ou algo similar e com esse argumento reforçar o pedido de mudança do regime prisional. Em seu despacho, a dra. Carolina argumenta que o requerimento da comissão solicitando nova visita causa estranheza e não aponta motivos para sua realização. Ela também refere que várias comissões de parlamentares já vistoriaram a sala da Polícia Federal onde Lula está preso, em Curitiba. Diz a juíza, ainda, que as condições da prisão não apresentam nenhuma irregularidade efetiva.

Médium – Seguidamente, ocorrem denúncias de abusos cometidos por uma mesma pessoa contra grupos de mulheres. A última é contra o cidadão João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, que atende seus pacientes como médium na cidade de Abadiânia, Goiás. Dezenas de mulheres já formalizaram queixas contra João de Deus nos últimos dias.

Demora – O que fica difícil de entender é como essas mulheres demoraram tanto tempo – algumas cerca de 30 anos – para formalizarem queixa. O médium é acusado de tocar as partes íntimas, solicitar sexo oral e até de manter relações sexuais com muitas de suas pacientes sob o argumento de que isso fazia parte do ritual de cura espiritual. Ele nega as acusações com veemência. Com o devido respeito às vítimas, mas como pode uma mulher acreditar na lorota de que isso faz parte da cura espiritual? Impressionante!

Diplomação – Nessa segunda-feira, na solenidade em que recebeu o diploma de presidente da República eleito em outubro passado, Jair Bolsonaro enfatizou que será o presidente de 210 milhões de brasileiros e não apenas daqueles que o elegeram. Pediu a colaboração da população para que a ordem, o progresso e a segurança do país sejam prioridade de todos.

Oposição – Ao que tudo indica, o novo governo terá oposição feroz dos partidos de esquerda, que tiveram frustrados seus objetivos de continuidade de aparelhamento das instituições e de implantação do regime socialista/comunista no Brasil. Afinal, dezenas de milhares de companheiros vão perder as gordas tetas estatais onde se locupletaram durante muitos anos.

Praças – Fazia 30 anos que o município de Santo Cristo não recebia uma nova praça de lazer. Este ano, a administração municipal já entregou duas novas praças à população. A Praça Francisco Waldomiro Klering fica situada na Vila Philippsen e foi inaugurada no dia 9 de setembro. Já o Centro Municipal de Esporte e Lazer Botafogo, localizado no antigo Estádio da Baixada, foi entregue oficialmente no último sábado, 8. É um amplo espaço disponibilizado à população para a prática de esportes e atividades de lazer. As duas praças foram implantadas com a decisiva colaboração das voluntárias do Grupo Mobiliza. Parabéns a todos.

Donato Heinen

 
Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul