Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte - VIII EXPOAGRO - 11-3-19 - Banner 950X200 (GESSINGER)
Por Donato Heinen. Publicado em 26/12/2018

Notas e Apartes nº 1.283

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 26-12-18

 

Confraternização – A cada final de ano, um grupo de santo-cristenses que reside na região de Barreiras, na Bahia, retorna às origens para visitar familiares e amigos. A maioria deles é natural de Linha Dona Belinha, interior de Santo Cristo. Nesse sábado, 29, mais um encontro ocorre na sede da Sociedade Centenário com jogos de futebol e almoço de confraternização. Estarei lá, mais uma vez, com o colega Fabiano Lopes, da Rádio Regional, transmitindo o evento dentro da programação do Cidade Alerta.

Tsunami – Conhecido como um dos fenômenos mais violentos da natureza, o tsunami se forma em alto-mar e ondas gigantes seguem em direção ao litoral. Quanto em terra, muitas vezes destroem cidades inteiras e causam muitas mortes. A região da Indonésia, na Ásia, é propícia ao fenômeno. No sábado, um novo tsunami se formou na região a partir do desmoronamento de rochas que atingiram o fundo do mar em virtude da erupção de um vulcão chamado Anak Krakatoa. O número de mortos já atingiu 429 até ontem e deve passar de 600. Não há notícias de brasileiros entre as vítimas.

Círculo de Fogo – No chamado Círculo de Fogo do Pacífico se encontram placas tectônicas cuja movimentação desencadeia grandes terremotos. Um dos maiores ocorreu em 2004, quando 220 mil pessoas morreram na costa de Sumatra, Indonésia. Ao longo das últimas décadas, centenas de milhares de moradores da região já foram vítimas de tsunamis. A Luciana e eu estamos com passagens compradas para visitar a Tailândia e outros países da região, em julho de 2019. Espero que não sejamos surpreendidos por nenhum fenômeno adverso. Só resta torcer para nunca estar no lugar errado na hora errada.

Presidente – Eleito duas vezes para o cargo de vice da ex-presidente Dilma Rousseff, Michel Temer assumiu a Presidência em 2016, quando do impeachment de Dilma. Temer herdou a maior recessão da história do país. Foram anos difíceis para recolocar a nossa economia minimamente nos trilhos. Não estivesse metido em corrupção, juntamente com outros correligionários do MDB e, principalmente, ex-governantes petistas, Temer certamente entraria para a História como o presidente que tirou o país da recessão. Mas as medidas amargas que teve que tomar para recuperar a economia brasileira e, principalmente, seu envolvimento com a corrupção, acabaram prevalecendo perante a opinião pública.

Diferenças – As principais semelhanças entre Lula, Dilma e Temer estão no campo da malversação do uso do dinheiro público mediante a prática de corrupção. Já as grandes diferenças residem na condução da economia. Enquanto Lula e Dilma levaram o país ao fundo do abismo ao longo de 13 anos com administrações desastrosas, Michel Temer entra para a História como personagem principal da nossa recuperação econômica.

Indulto – O chamado indulto de Natal é uma dessas excrescências jurídicas previstas na Constituição brasileira. O presidente da República acaba fixando livremente as regras que devem ser preenchidas por determinado contingente de presos para libertá-los em definitivo da cadeia. E muitos casos com o cumprimento de míseros 20% do tempo de condenação. O decreto de indulto de 2017 foi contestado pela PGR e suspenso pelo STF, onde o processo ainda não teve desfecho final. Para alívio dos brasileiros de bem, este ano, Temer não concedeu nenhum indulto.  E Jair Bolsonaro já declarou que durante seu mandato não pretende editar nenhum decreto nesse sentido.

Acidentes – Embora todas as campanhas de conscientização feitas pelas autoridades, o número de mortos em acidentes de trânsito, principalmente nos chamados feriadões, ainda é preocupante. E, na quase totalidade dos casos, as causas são oriundas de falhas humanas. O mais triste é quando o causador do acidente sobrevive e vítimas inocentes perecem. 

Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck