Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Donato Heinen. Publicado em 04/07/2019

Notas e Apartes nº 1.310

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 3-7-19


                                                                               De Bangkok, Tailândia

  Viagem – Três aviões foram necessários para ir de Porto Alegre até Bangkok, capital da Tailândia. A viagem durou 30 horas, contando as conexões em Guarulhos e Adis Abeba (ou Addis Ababa), Etiópia. No relógio foram 40 horas, contando as 10h de diferença no fuso horário.

Sono – Trocar o dia pela noite não é fácil. O nosso relógio biológico demora alguns dias para se ajustar. Nesse período de adaptação, os sintomas mais comuns são sono de dia, insônia à noite, cansaço, dificuldade de concentração e dor de cabeça.

Monções – As monções são ventos que deslocam o ar úmido do oceano para o continente. No verão, elas provocam muita chuva nesta região da Ásia. Aqui na Tailândia, as chuvas das monções não são muito intensas. Na costa ocidental da Tailândia elas duram de abril a outubro. Desde que chegamos ao país, tem chovido diariamente.

Etiópia – Situada na parte mais Oriental do continente, no chamado Chifre da África, a Etiópia fica próxima ao Mar Vermelho. Adis Abeba, a capital etíope, tornou-se o maior centro de distribuição de tráfego aéreo da região. Concorre com os principais aeroportos do centro da Europa para conectar os passageiros das Américas com os países da Ásia. Uma das principais vantagens é a distância menor do percurso, pois em vez de voar no sentido Sul-Nordeste – para conexões via Alemanha, França, Holanda e outros – se vai praticamente de Oeste a Leste, pois a Etiópia fica próxima da linha do Equador.

  Taglit – Criado para dar um presente a jovens descendentes de judeus, o Taglit-Birthrigth objetiva cultivar um compromisso com valores judaicos. Cada grupo é formado por 40 integrantes. Na viagem entre Guarulhos e Adis Abeba, um grupo participante do Taglit estava no mesmo avião. Eles fizeram conexão na Etiópia rumo a Israel no final de semana. A viagem dura dez dias, sendo patrocinada aos jovens pela instituição. Cada integrante paga apenas 200 dólares para participar, segundo me informou uma das participantes.

Valores – Os objetivos principais se concentram nas narrativas do povo judeu, Israel contemporâneo e os valores do judaísmo, incluindo passeios, caminhadas, debates e eventos sociais diversos. Fortalecer os laços judaicos para manter um Estado de Israel forte e as comunidades judaicas unidas são os principais valores pretendidos pelo programa.

Lula - Por Jorge Serrão, em o Alerta Total: “O clima popular e o fardado não são favoráveis à libertação de Luiz Inácio Lula da Silva – condenado, conforme todas as normas jurídicas, por corrupção. (...) Lula foi eleito o maior bode expiatório da Era de Roubalheira Petista. (...) Lula foi lavado a jato. O Judiciário o considerou culpado. (...) O maior temor da defesa é que o Tribunal Federal da 4ª Região confirme, até agosto, a segunda condenação de Lula. (...) A roubalheira petralha, com outros comparsas da politicagem, jogou Lula no lixo da História. Lula chefiou a desmoralização da honradez. Lula promoveu a falência moral e ética do Brasil. Infelizmente, sua estrela ainda brilha em um Brasil que idolatra a delinquência e tem o crime institucionalizado como um mal arraigado de forma sistêmica. Uma hora Lula pode até acabar solto pela nossa insegurança jurídica. No entanto, Lula jamais estará livre da condenação social e moral. Lula já foi condenado duas vezes, e ainda responde a mais 7 processos.

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck