Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth MadeirasGigabyte -
Por Donato Heinen. Publicado em 11/07/2019

Notas e Apartes nº 1.311

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 10-7-19


                                                                                        De Bangkok, Tailândia

Bangkok – Capital da Tailândia desde 1782, Bangkok possui estimados 10 milhões de habitantes. Que alcançam em torno de 15 milhões incluindo a região metropolitana, cuja área totaliza 7.761 km2. É cidade que não acaba mais. É tudo muito longe. Para o leitor ter uma idéia, o município de Santo Cristo tem 362 km2. Ou seja, o município todo cabe 21 vezes dentro da região metropolitana de Bangkok. É algo impressionante o tamanho da cidade.

Phi Phi – Muitos barcos partem todos os dias de Phuket, no Sul da Tailândia, em direção às ilhas Phi Phi, que ficam no Mar de Andamão, a cerca de 80 km do continente. A ilha mais famosa, a Maya Bay, foi cenário do filme A Praia, com Leonardo Di Caprio, gravado em 2000. Maya Bay teve o acesso ao público interditado em 1º de julho de 2018 devido ao excesso de visitantes, que causaram muita poluição. A interdição continua por tempo indeterminado visando recuperar o ecossistema. Visitamos Phi Phi na sexta-feira.

Khaosan Road – É a rua mais famosa da capital tailandesa. Sempre repleta de turistas de todas as partes do mundo. É um local com muitos estabelecimentos comercias e barraquinhas onde se vende tudo que o turista imaginar. Muitas comidas exóticas, como escorpiões e baratas fritas, são exibidas por vendedores ambulantes na rua. Jantamos por lá na segunda-feira. Uma mistura de repolho refogado com massa, ovo e carne de frango. A rua já foi cenário de diversos filmes, entre eles “Se beber, não case 2”.

Economia – Entre 1990 e 1995, a economia da Tailândia teve crescimento médio de 8,4% ao ano. Na crise que afetou a Ásia em 1997, houve uma queda significativa. Na agricultura, desponta a produção de arroz, seguramente o alimento mais consumido pela população local. O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais do cereal. Mais da metade da mão de obra tem ocupação na agricultura. Computadores, calçados, eletroeletrônicos, jóias, brinquedos e produtos de plástico igualmente são produzidos e exportados em larga escala. O turismo também tem participação expressiva na atividade econômica da Tailândia.

Borracha – Tailândia, Indonésia e Malásia são os maiores produtores de borracha do mundo. Ao longo das rodovias, nos mais de 850 km que percorremos de carro entre Bangkok e Phuket, vimos grande número de plantações de seringueiras. Afora isso, muitas áreas com coqueiros e algumas plantações de arroz e banana. No restante, quase só mato.

Motos – É impressionante o número de motos que transitam nas ruas das cidades tailandesas. E a quase totalidade do tipo scooter – modelos parecidos com as antigas Vespa e Lambretta e atual Biz, entre outras.

Hotel – Durante cindo dias, ficamos hospedados em Bangkok no hotel familiar do alemão Jorge Weiss. Somente após a chegada ficamos sabendo sobre a origem germânica do dono. Weiss é casado com uma tailandesa, que trabalha e mora com os três filhos do casal na Alemanha. Eles vêm nas férias escolares para Bangkok visitar o pai. O hotel está em fase de ampliação. Foi um verdadeiro achado, pois a língua alemã nos facilitou muito a conversação.

Roteiro – Nessa terça, seguimos viagem para Siem Reap, no Camboja. De lá, o roteiro prossegue pelo Vietnã e Laos. Retornamos no dia 27 para Bangkok. Por esses países, o deslocamento é através de ônibus.

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações Birck