Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 26/08/2019

Notas e Apartes nº 1.317

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 21-8-19


  54 anos – Pessoas com mais de 55 anos certamente ainda lembram do distante dia 20 de agosto de 1965, quando uma grande nevasca ocorreu em nosso Estado. Em Santo Cristo, não foi diferente. O fenômeno jamais se repetiu por aqui com tamanha intensidade. Mesmo já decorridos 54 anos, muitas lembranças continuam na memória da população.

  Nevasca - Depois da nevasca, que durou quase um dia inteiro, as pessoas saíram às ruas e pátios de suas casas para apreciar mais de perto esse espetáculo da natureza, jamais antes visto em tamanha proporção na região. Ainda lembro que bonecos de neve eram feitos e alguns mais corajosos faziam "guerra" com bolas de neve. A neve acumulada foi registrada em fotografias, embora as poucas câmeras disponíveis à época. 

  Placas – O Ministério da Infraestrutura descobriu que dois elementos gráficos incluídos nas novas placas veiculares (Mercosul) eram patenteados. Ao adquirir sua placa, o proprietário de veículo pagava um valor adicional a título de royalties referentes a esses elementos. O ministro Tarcísio Gomes de Freitas declarou que o atual governo retirou esses elementos gráficos e com isso o custo da placa ficará menor. Mais uma picaretagem explícita que foi desfeita.

Veto – É grande a expectativa de órgãos ligados à área de Segurança Pública e à Justiça, assim como das pessoas de bem preocupadas com a impunidade dos criminosos, principalmente os poderosos, que sempre apostaram na impunidade, com relação ao projeto de lei, aprovado a toque de caixa pela Câmara dos Deputados, que diz respeito ao abuso de autoridade. Urge que o presidente Bolsonaro vete a lei, no todo ou em parte, para evitar que os operadores do Direito sintam-se ameaçados e inibidos de combater os grandes corruptos deste país. 

Inacreditável – Tem fatos que ocorrem em nosso país que são absurdos tão grandes que é difícil de acreditar em sua veracidade. Esposas de líderes das facções criminosas PCC e CV integram um instituto denominado Anjos da Liberdade, uma instituição “laranja” da bandidagem. A entidade ingressou com ações no STF visando derrubar a Portaria 157, do Ministério da Justiça, que restringe as visitas de familiares da bandidagem aos encarcerados. Com isso, diminuiu a criminalidade no país, pois é através dos familiares que os bandidos se comunicam entre si e comandam o crime organizado de dentro da cadeia.

PL 3369/15 – Outro absurdo é o projeto de lei 3369/2015, de autoria dos deputados Orlando Silva e Manuela D’Avila, ambos do PCdoB, que institui o Estatuto das Famílias do Século 21. O texto prevê que o poder público deve reconhecer e garantir todos os direitos a qualquer união de duas ou mais pessoas com base na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça. Na prática, caso a proposta vire lei, seriam reconhecidas como “família” até as uniões entre pai e filha(s), mãe e filho(s), entre irmãos etc. O PL tramita na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde será votado nesta quarta-feira (21).

Amazônia – A imprensa – Rede Globo principalmente – faz um alarde sobre cancelamento de repasses de dinheiro por países como Alemanha e Noruega ao chamado Fundo Amazônia. Você acredita que essa gente está realmente preocupada com o desmatamento? Na região conhecida como Cabeça do Cachorro, em Rondônia, tem as maiores reservas de nióbio do mundo. São bilhões de dólares em jogo. O que você acha que as ONG’s financiadas com esse dinheiro fazem por lá? Não sejamos ingênuos.

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck