Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 10/10/2019

Notas e Apartes nº 1.324

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 9-10-19


Sínodo – Convocado e presidido pelo papa, o Sínodo dos Bispos é realizado no Vaticano e reúne a cúpula da Igreja Católica. Este ano, de 6 a 27 de outubro, o Sínodo da Amazônia aborda temas comuns a nove países da América do Sul, dando enfoque à questão ambiental. O papa Francisco é acusado de ser um grande demagogo por criticar o governo brasileiro e não dizer uma só palavra em relação às atrocidades cometidas pelas ditaduras de Cuba e Venezuela, entre outras.

Críticas – O Sínodo tem recebido muitas críticas do governo brasileiro devido ao viés ambiental e ideológico. Também é criticado pela ala conservadora da Igreja pelo debate em torno da possível ordenação sacerdotal de homens casados, além da incorporação de costumes indígenas em rituais católicos.

Protestos – Um grupo de cerca de 500 pessoas protestou no sábado (5) na Praça de São Pedro. Os escândalos de pedofilia e financeiros que ocorrem na Igreja Católica foram os principais motivos do protesto. 

  ONG’s – Centenas de ONG’s estão instaladas na Amazônia brasileira. As denúncias sobre interesses escusos dessas organizações vêm de longa data. Já em 2002, um geógrafo e dois engenheiros agrônomos enviaram carta ao então presidente da República eleito denunciando o saque dos recursos florestais da região. Os registros de saques à floresta preocupam a opinião pública com as grandes ONG’s que atuam na região interferindo até no planejamento regional. Só os “ecobabacas”, antigos “ecochatos”, não admitem isso. As riquezas da nossa Amazônia correm sérios riscos. Se estivessem realmente preocupadas com o povo, certamente haveria centenas de ONG’s instaladas no Nordeste defendendo o povo sofrido daquela região.

  Incêndios - No mês de setembro, foram registrados 19.925 focos de calor no bioma Amazônia. As informações são do INPE - Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Houve uma diminuição dos focos de calor na região, ficando em nível inferior ao registrado em 2014. É o menor em um mês de setembro nos últimos seis anos. Setembro costuma concentrar anualmente até um terço dos focos de calor. A informação é do chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama.

Crime organizado – O advogado do PT Geraldo Mascarenhas Prado é investigado pela Polícia Federal, acusado de receber 1,5 milhão de reais do PCC para propor no STF ação contra uma portaria do Ministério da Justiça que restringe as visitas de presos em presídios federais. É o partido sendo mais uma vez acusado de andar de mãos dadas com o crime organizado. Não é por nada que os criminosos mais perigosos do país são inimigos ferrenhos do governo do presidente Bolsonaro.

Outubro Rosa – “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. Este é o mote da campanha deste ano contra o câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para prevenir o câncer de mama, o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, alcançando cerca de 25% dos cânceres do universo feminino. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de controlar a doença. Diversos agentes estão relacionados ao seu desenvolvimento, dentre eles o envelhecimento natural e o histórico familiar do câncer.

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck