Mieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 23/10/2019

Notas e Apartes nº 1.326

Coluna publicada no jornal Gazeta Regional de 23-10-19


Ruptura – De 6 a 27 de outubro, em Roma, acontece o Sínodo Especial para a Amazônia, sob o comando do papa Francisco. Uma das lideranças da Igreja presentes é o bispo alemão Franz-Josef Overbeck, da cidade de Essen, presidente da Comissão Episcopal Alemã para a América Latina. Ele disse recentemente que o sínodo marcará uma ruptura na Igreja Católica. “Nada mais será como antes”, declarou, pois “a estrutura da Igreja mudará”. Com isso, alguns círculos conservadores suspeitam que uma “agenda progressista” objetive a ordenação de homens casados e mulheres diaconisas.

Celibato – Já o papa Francisco, em janeiro deste ano, durante o vôo de retorno do Panamá a Roma, ao ser perguntado sobre o assunto, respondeu assim, citando Paulo VI: “Prefiro dar minha vida a mudar a lei do celibato”. Mas ao longo dos últimos meses, deixou transparecer que pode mudar de opinião. “Talvez em áreas remotas como a Amazônia, ilhas do Pacífico e outras, possa existir essa possibilidade”. Difícil saber qual é exatamente a posição do papa, mas é certo que ele considera que o tema deve ser discutido em nível local.

PSL – Formada por 53 deputados, a bancada do Partido Social Liberal é integrada em sua maioria por parlamentares em primeiro mandato. Mas também tem dezenas de deputados da velha política. É dirigido por uma velha raposa. Luciano Bivar é da elite pernambucana, do período militar, dos tempos em que Mário Andreazza era ministro do Interior. Foi representante da CBF no Nordeste quando o famigerado Ricardo Teixeira era seu presidente. Bivar administra centenas de milhões de reais da verba eleitoral do PSL e não abre mão do poder que detém em decorrência da verba milionária.

  Liderança - Já na disputa pela liderança do PSL na Câmara estão o Delegado Waldir e Eduardo Bolsonaro. Enquanto escrevo a coluna, a liderança está com Bolsonaro. Mas pode haver mudança a qualquer momento, pois uma reconciliação entre os dois grupos está longe da realidade. Quem perde é a sociedade brasileira com essas desavenças, pois seus interesses ficam relegados ao plano secundário.

Anitta – Em vídeo que circula em redes sociais, a cantora Anitta explica a um amigo: “Pra você tirar leite da vaca todos os dias, ela tem que estar grávida pra sempre. A vaca não dá leite assim, não é um bicho que sai dando leite do nada. A vaca, pra dar leite, tem que estar grávida (...). Você parar de comer carne e continuar consumindo alimentos como queijo, leite e iogurte dá no mesmo. Ainda é pior, porque tem que ter um monte de bezerro o tempo inteiro. Aí enche a vaquinha de hormônio pra ela estar sempre grávida (...). Aí eles vão, tiram o bezerro, deixam ele paradinho, criam o baby beef (...). O queijo, leite e iogurte é tão prejudicial ao meio ambiente quanto a carne, porque a vaca tem que estar sempre fazendo filho, procriando, uma fábrica de bezerro.” Eis aí uma bela aula sobre o assunto. Principalmente para os produtores de leite...

Artistas – De um modo geral, os artistas – cantores, atores e outros – que se manifestam sobre assuntos dos quais que não têm a mínima noção, só falam besteirol. São opiniões imbecis, idiotas, boçais. Principalmente em questões ambientais, como aquecimento global, preservação da Amazônia e tantas outras. E muita gente acredita nessas pessoas porque é a palavra de alguém que tem notoriedade no meio artístico.

Praças – Durante mais de 30 anos, nenhuma praça foi construída em Santo Cristo. Agora, em menos de três anos, a administração municipal já entregou quatro novas praças à comunidade. Parabéns ao prefeito Adair e equipe e ao Grupo Mobiliza pela parceria.

Donato Heinen

 
Representações BirckRepresentações Birck - 1 Filtros EuropaCotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaFiltros EuropaRepresentações Birck - 1 Representações Birck