Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 27/05/2015 as 00:09:58

Os 100 anos da formação da primeira engenheira agrônoma

Evento da SETREM teve palestra da engenheira agrônoma Ancila Maria Heck Altmann


Os 100 anos da formação da primeira engenheira agrônoma foi a temática de uma das palestras realizadas na noite de segunda-feira, 25, no Auditório do Campus SETREM, integrando o VI Seminário de Agronomia da instituição. A responsável por apresentar o tema foi a engenheira agrônoma Ancila Maria Heck Altmann, da Emater de Santo Cristo. Ela destacou que a primeira mulher que conquistou a formação superior na área foi a paranaense Maria Eulália da Costa, na Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática, em Pelotas, fundada em 1883.

A formação ocorreu em 1915. “Atualmente, é chamada de Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e faz parte da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Após a abertura do curso, levou bastante tempo para uma mulher sair formada. Isso continuou e até os anos 50 e 60, a mulher foi minoria na agronomia, sempre representando um grande desafio a presença delas no ensino superior nesta área. As que conseguiam, geralmente eram ligadas à elite”, destaca.

Ancila conta que somente a partir dos anos 1980 surgiram turmas com ingresso maior de mulheres, com a participação ativa delas em todos os setores do mercado de trabalho. “Até 1970, na área da agronomia, elas trabalhavam apenas na pesquisa e no ensino. Quem se formava, tinha pouco ou nenhum acesso a extensão rural. Hoje, este é um dos quadros em que praticamente a metade é formado por mulheres”, complementa.

“A questão de gênero deve ser quebrada na agronomia e em muitos outros setores do trabalho. Ainda se tem uma ideia de que a mulher tem que estar cuidando dos outros. Isso percebe-se pela presença maior delas em cursos como Enfermagem e Pedagogia, que envolvem cuidar das pessoas. Nestes e em outros cursos como os normais de nível médio, que formam professores, o ingresso de homens é exceção. Esta questão de gênero precisa ser quebrada”, conclui” Ancila.


Foto: Paulo Vitor Daniel

--  


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck