Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 24/09/2017 as 11:51:58

10º Congresso Brasileiro de Turismo Rural será em Santa Maria

Congresso reunirá palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos


O Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR) é um evento bianual que reúne pesquisadores, estudantes, representantes da sociedade civil e agricultores a fim de refletir de maneira crítica sobre a trajetória do Turismo Rural no Brasil. A edição deste ano, que se realizará em Santa Maria, na Região Central, terá como tema principal o desenvolvimento regional do turismo rural e objetiva elaborar tendências para o futuro, levando em conta a importância da sustentabilidade e a dinâmica do espaço rural brasileiro. 

A décima edição do Congresso ocorrerá na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos dias 27, 28 e 29 de setembro, e a Emater/RS-Ascar terá participação direta no evento. Além de uma feira de agroindústria familiar promovida pela Emater/RS-Ascar, o Congresso reunirá palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, visita técnica e atividades culturais. No painel “Relatos de Experiências sobre Turismo Rural”, que acontecerá na quinta-feira, dia 28, às 16h30, a turismóloga da Emater/RS-Ascar, Fernanda Costa da Silva, irá apresentar os Resultados do Cadastramento em Turismo Rural promovidos pelo Grupo de Trabalho em Turismo Rural do Rio Grande do Sul, como também as perspectivas do Grupo para os trabalhos futuros. Fernanda explica que, durante o painel, pretende demonstrar o diagnóstico que apurou mais de 300 propriedades cadastradas, em 81 municípios e 21 regiões turísticas, sendo que praticamente metade dos cadastros foi feito pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

De acordo com Fernanda, o cadastramento foi feito para conhecer a realidade do Turismo Rural em nível de Estado e as atividades subsequentes estão centradas em desenvolver políticas que possam gerar melhorias nas áreas que necessitam maior apoio e também a criação de um site específico para o turismo rural. Ela avalia que o diagnóstico trouxe o importante dado de que a força de trabalho que se destaca no Turismo Rural é provinda da agricultura familiar. 

Eventos paralelos ao 10º CBTR estão previstos para acontecer no sábado, dia 30 de setembro. Um deles será a 1ª Caminhada na Natureza da Região Central do Rio Grande do Sul, no município de Itaara, com partida às 9h da manhã na localidade de Encruzilhada, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, e finalização na Comunidade da Linha 29, no Salão Comunitário São José, percorrendo uma distância total de 14 quilômetros.

O objetivo da caminhada é promover a qualidade de vida e a observação da natureza. Durante o trajeto, estão previstas degustações de produtos de agroindústrias locais, como também paradas para banheiro e renovação das garrafas com água. Boa parte do trajeto será em zona plana e por estrada, sendo que no final os participantes vão ter a oportunidade de contemplar a barragem Rodolfo Costa e Silva. A inscrição pode ser feita no momento anterior à caminhada, junto ao local de partida. 

Foto ilustrativa - Sec. Tur.


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck