Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Grande Santa Rosa Notícias. Publicado em 23/10/2017 as 22:50:37

Porto Alegre é a cidade com a maior incidência de câncer de mama no Brasil

O Imama RS (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), em parceria com a Ecofetal, disponibiliza 8 ecografias mamárias gratuitas para pacientes do SUS em datas pré-determinadas. Confira as datas disponíveis:


Os avanços no tratamento do câncer de mama nas últimas décadas fez com que as mulheres sofressem menos do que há alguns anos. De acordo com a presidente da SBM-RS (Sociedade Brasileira de Mastologia – RS), Maria Ângela Alexandretti, essas mudanças são fundamentais para que as mulheres consigam uma recuperação mais rápida e com menos mutilações.

A mastologista abordou o tema durante a palestra Outubro Rosa, promovida pela Amrigs (Associação Médica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, na quinta-feira (19). “Os processos avançaram significativamente e, atualmente, existe maior preocupação com a diminuição da mutilação na mulher. Também chamamos atenção para a melhoria no acesso ao tratamento, mas isso ainda deve melhorar, para que a paciente que tenha o diagnóstico consiga obter o acompanhamento necessário até a reconstrução mamária. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano, com aproximadamente 15 mil mortes”, apontou Maria Ângela.

Segundo a médica, em Porto Alegre são registrados 1,2 mil novos casos de câncer de mama por ano. A Capital gaúcha é a cidade com maior incidência da doença no País. “A prevenção mais eficaz é o diagnóstico precoce. A campanha Outubro Rosa é uma aliada, pois muitas mulheres recebem orientações sobre a importância do diagnóstico e procuram seu médico para os exames”, salientou.

Focando na autoestima da mulher que está se recuperando do câncer de mama, a reconstrução mamária também foi abordada nesta edição do Ciclo de Palestras da Amrigs. “Quando começamos a trabalhar na reconstrução mamária após a operação para a retirada do tumor, em 1988, ainda se debatia sobre a importância dessa cirurgia. Hoje, conseguimos desmistificar detalhes que não conseguíamos explicar naquele momento. Percebemos que as mulheres conseguem elevar a autoestima mais facilmente com esta reconstrução, além de ajudar no fortalecimento do psicológico de quem está passando por um tratamento”, relatou o cirurgião plástico Léo Francisco Doncatto.

O Ciclo de Palestras da Amrigs integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses, estão previstas as edições do Novembro Azul, com um painel sobre câncer de próstata e de pele, e o Dezembro Laranja, alertando para psicodermatoses, além de uma edição extra sobre comportamento suicida.

Ciclo de Palestra da Amrigs. (Foto: Mariana da Rosa/Divulgação)

Ecografias mamárias gratuitas para pacientes do SUS

O Imama RS (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), em parceria com a Ecofetal, disponibiliza 8 ecografias mamárias gratuitas para pacientes do SUS em datas pré-determinadas. Confira as datas disponíveis:

23/10 – 01 exame – turno integral
24/10 – 01 exame – turno integral
25/10 – 02 exames – turno integral
26/10 – 01 exame – turno integral
30/10 – 01 exame – turno da tarde

Ligue para o Imama e agende seu exame. Os exames estão disponíveis apenas para estas datas.

O Sul

Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul