Banner Tchê Milk - 14-10-22Supermercado Kramer - 8-2-23VALUPI Fitness AcademiaConstinta
Por Donato Heinen. Publicado em 22/11/2017 as 19:24:03

Defeso objetiva preservar a biodiversidade e o modo de vida dos pescadores

Ao pescar, lembre: devolva os animais pequenos para a água


Desde o dia 1º de novembro, no Rio Grande do Sul e na maior parte do país acontece o chamado período de defeso nas chamadas águas interiores, que englobam rios, lagoas, arroios, banhados, canais e estuários. 

O defeso, nestas áreas, vai até o dia 31 de março, e neste período, em que a pesca é proibida, há uma compensação pelo seguro defeso, que garante ao pescador profissional o recebimento de um salário mínimo para manter a si e a sua família. “Importante destacar que desde o último dia 24 de janeiro, foram divulgadas novas regras para o seguro defeso”, diz Ana, ao citar a extinção do benefício aos trabalhadores da pesca que tenham vínculo empregatício fora da pesca, e ainda pescadores artesanais que tenham outra espécie disponível para pesca, que não esteja no período de defeso.

O defeso, por exemplo, no Sul ocorre no período de maior calor e é quando muitas pessoas são atraídas para locais onde há água. Na busca por lazer, a pesca amadora é uma prática quase natural dos veranistas, que igualmente devem saber respeitar esse período de reprodução das espécies, evitando pescar peixes muito pequenos, que estão em crescimento, e peixes que estão na Lista Estadual das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no RS (Decreto nº 51.797), como o bagre e o dourado. 

O defeso do bagre, por exemplo, cuja espécie está, desde 2014, na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção, vai de 15 de dezembro a 31 de março, período este em que as redes e cabos são retirados do mar para o veraneio, evitando acidentes com os veranistas/banhistas.

O bagre não é encontrado só no mar, mas em lagoas, incluindo o estuário do Guaíba, pois essa espécie busca águas menos salinas para procriar. O bagre demora de sete a oito anos para entrar em reprodução e outra característica interessante é que é o macho que incuba as ovas na boca por durante três meses. Ou seja, as gônadas maturam à medida em que a espécie se desloca para o interior da lagoa e a desova ocorre entre o fim da primavera e início do verão, período este do defeso.

Já o dourado, comum na bacia do Rio Uruguai, precisa migrar contra a corrente para estimular sua reprodução, ameaçada pela construção de barragens, e seu período de defeso é de 1º de novembro a 31 de janeiro, também para a procriação.

“Por essas características e pelo tempo de reprodução é que precisamos, no período de defeso, manter preservada nossa rica diversidade de peixes de água doce”, salienta Ana.

O Rio Grande do Sul ocupa 3,3% do território nacional e abriga cerca de 16% das espécies brasileiras. “Como extensionistas da Emater, temos o dever de orientar os pescadores e a população para que evitem a pesca ilegal e a contaminação dos ambientes naturais, para que nossa fauna se reproduza e garanta nosso alimento, assim como para as futuras gerações”, avalia o diretor Moura. 

Ao pescar, lembre: devolva os animais pequenos para a água e evite pescar espécies em extinção. Tudo a seu tempo e teremos este riquíssimo alimento, que é o pescado, sempre acessível em quantidade e qualidade. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Representações BirckFiltros Europa
Filtros EuropaRepresentações Birck