Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015
Por Donato Heinen. Publicado em 23/11/2017 as 17:05:09

Seminário de Cooperativismo discute eficiência da gestão em Santa Rosa

O público teve a oportunidade de ouvir o coordenador do setor de Auditoria Interna da Coopermil


Representantes de mais de 30 cooperativas da Fronteira Noroeste e Missões participaram, nessa quarta-feira (22), do Seminário Regional de Cooperativismo, em Santa Rosa. O tema central que motivou a participação e esteve presente nas diferentes atividades do evento foi a eficiência para a gestão de cooperativas. 

O seminário é um dos sete eventos promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no Rio Grande do Sul, com a proposta de formação e qualificação de dirigentes de cooperativas e união de esforços para a promoção do desenvolvimento regional. 

O coordenador estadual do Cooperativismo, Francisco Manteze, destacou, na oportunidade, a vocação cooperativista local, sendo que na região existem 44 cooperativas agropecuárias e, destas, 28 recebem assessoramento técnico da Emater/RS-Ascar, através de convênio com a SDR, focado em áreas como gestão organizacional, gestão de pessoas, finanças e custos, comercialização e marketing, produção e gestão ambiental, entre outros aspectos. 

Manteze lembrou a importância de trabalhar de forma cooperada para acessar os mercados existentes, tanto privados como institucionais, por exemplo, a oportunidade de fornecer alimentos ao sistema prisional. 

O titular da SDR, Tarcísio Minetto, destacou a importância da eficiência e da expertise apuradas para se alcançar metas e aproveitar as oportunidades de mercado existentes, bem como a potencialidade da intercooperação para o fortalecimento das cooperativas. 

Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, e o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat. 

Cases regionais 

O público teve a oportunidade de ouvir o coordenador do setor de Auditoria Interna da Coopermil, José Guilherme Pretto, que conduziu palestra sobre o controle interno como ferramenta para melhorias na gestão de cooperativas. 

Também foram apresentadas experiências de gestão e empreendedorismo de cooperativas da agricultura familiar da região: projeto e execução de abatedouro de suínos, apresentado pelo gerente da Coopasc, de Santo Cristo, Ademar Schmitt; projeto para produção integrada de frangos explanado pelo presidente da Coopax, de Porto Xavier, Sérgio Valdir Kutti; e experiência cooperativista no setor leiteiro, relatada pelo secretário da Cooperlat, de Tuparendi, Juarez Gehlardt. Pela tarde, os participantes participaram de visita técnica à fábrica de rações da Coopermil, na comunidade de Candeia, em Santa Rosa.  


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - LogomarcaSaldanha Prestadora de Serviços
Saldanha Prestadora de ServiçosCotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul