Magazine RennerMieth MadeirasBlumen Platz Center - Outubro de 2015Mieth Madeiras
Por Donato Heinen. Publicado em 14/09/2018 as 09:49:17

Receitas de Agroindústrias do Noroeste gaúcho recebem destaque em livro

Trabalho resgata receitas típicas passadas entre gerações de famílias gaúchas que possuem agroindústrias


Duas agroindústrias da região de Santa Rosa tiveram receitas publicadas no livro A Produção Artesanal da Agroindústria Familiar, que resgata receitas típicas passadas entre gerações de famílias gaúchas que possuem agroindústrias. Na publicação, pode ser encontrado o passo a passo de produtos feitos pela Agroindústria Konzen, de Cerro Largo, e pela Cantina Polonesa, de Guarani das Missões.

Representando Guarani das Missões, a receita de pierogi, um pastel típico polonês feito com requeijão, é produzida pela Cantina Polonesa. A agroindústria de panificados tem a gestão do casal Marlize e Vilmar Zborowski. O extensionista da Emater/RS-Ascar de Guarani das Missões Adilson Lucas intermediou a publicação da receita. Os produtos feitos na agroindústria são comercializados diretamente ao consumidor, em feiras e no Quiosque Guarani da Agricultura Familiar. 

A produtora e empreendedora Rejane Konzen, da Agroindústria Konzen, de Cerro Largo, estimulada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Gilce Grando, também participou da publicação. A receita publicada no livro foi a de queijo colonial, primeiro queijo elaborado pela agroindústria em 2008. 

Com essa mesma receita são feitos diferentes produtos Dahrê, como queijos temperados com produtos em conserva, cozidos ou desidratados, entre eles o queijo com cenoura, pepino, orégano e azeitonas; queijo com alho, pimenta orégano, salsa e tomilho; queijo com nozes, tomate seco e orégano; e queijo temperado ao vinho. 

A agroindústria é gerida por Rejane que, junto com o esposo Luís e suas duas filhas, Juliana e Giovana, produz a matéria-prima e colocam no mercado 13 produtos à base de leite pasteurizado. A filha Juliana está concluindo a graduação, sendo que o estágio curricular é realizado na própria agroindústria e pretende trabalhar no empreendimento. A filha mais nova, Giovana, cursa o ensino médio e pretende ingressar na graduação em Medicina Veterinária para contribuir na propriedade. Além dos queijos temperados, a família produz bebida láctea, iogurte com polpa de fruta, doce de leite e nata. Os produtos são fornecidos em supermercados, quiosque, merenda escolar e venda direta ao consumidor final.

As duas agroindústrias, de Cerro Largo e de Guarani das Missões, estão inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, assim como os demais agricultores proprietários de agroindústrias familiares que disponibilizaram as 27 receitas presentes no livro. A publicação foi organizada em 2018 pelas responsáveis pelo setor de agroindústria da Emater/RS-Ascar, Mila Noronha e Bruna Bresolin Roldan, e lançada no dia 30/08, durante a Expointer, em Esteio. 


Nome:

E-mail:

Comentário:

Cidade:


Comentários


Imobiliária Cerro AzulRepresentações BirckRepresentações Birck - 1 Cotrio - Logomarca
Cotrio - LogomarcaRepresentações Birck - 1 Representações BirckImobiliária Cerro Azul